Sistema permite redução de custos de frete e diminui avarias da carga, além de baixar até 10% o preço final das mercadorias para o consumidor
O sistema de transporte de cargas via marítima tem se consolidado no Maranhão e já é considerado sinônimo de vantagem competitiva para um dos maiores varejistas do estado, o Grupo Potiguar, que desde o ano passado adotou o sistema. As cargas de mercadorias chegam a São Luís em contêineres, no Porto do Itaqui, que meados de 2011 mantém linhas regulares de navios porta-contêiner.
Segundo o diretor de logística do grupo, Júnior Brasil, desde a chegada do primeiro carregamento de contêineres em outubro de 2012, a empresa tem registrando várias vantagens com o sistema. Além da redução de avarias do material, esse meio de transporte permite uma redução de custos de frete da ordem de 20%, o que representa um desconto de 8 a 10% no preço final das mercadorias repassadas ao consumidor.
Entre as mercadorias que estão sendo transportadas por navios destacam-se pisos e revestimentos via cabotagem (mercado nacional), alem de utilidades, móveis, louças sanitárias, ferramentas elétricas e objetos de decoração via marítima (mercado internacional).
Resultados - Em 2012, a Potiguar recebeu cerca de 80 contêineres de mercadorias importadas e outros 80 contêineres contendo produtos nacionais. Uma demanda que é cada vez mais crescente na empresa: em janeiro de 2013, foram recebidos outros 102 contêineres de pisos e cerca de 29 de produtos importados. E mais cargas oriundas da cabotagem já estão programadas ao longo do ano, podendo chegar a 60% das cargas movimentadas pela empresa neste ano.
A operação é simples, toda feita com maquinários, e a descarga de centenas de contêineres dura apenas cerca de 20 minutos na sede do Centro de Distribuição (CD) da empresa.
"O futuro do varejo nacional no que diz respeito à custos de logística é sem dúvida a escolha da cabotagem ou dos sistemas modais mistos [rodoviário e marítimo]. É um caminho sem volta, que só dá lucros a quem pratica", enfatiza o diretor de logística da Potiguar.
Segundo ele, a média de tempo para a entrega é bem competitiva também: "A carga nacional chega em média de 15 a 18 dias a partir da compra. Já a importada pode levar até seis meses para ser entregue. Mas para compras planejadas, esse tempo não é problema e a redução do preço do frete compensa", avalia o diretor.
Planejamento - Para iniciar a operação de frete via transporte marítimo, o Grupo Potiguar vem se preparando há algum tempo. O diretor de logística lembra que a empresa adquiriu equipamentos como empilhadeiras e instalou docas de carga próprias para a descarga de contêineres em seu Centro de Distribuição, na Avenida dos Franceses. Outras providências foram a seleção de fornecedores e a contratação de empresas especializadas neste negócio, como a Log-In Logística, uma das operadoras contratadas pela Potiguar.
Para o presidente do grupo, Marcelo Vieira Brasil a escolha deste sistema faz parte de um plano operacional da empresa focado em competitividade e em proporcionar cada vez mais vantagens ao consumidor maranhense.
O grande mix de produtos natalinos importados que a Potiguar colocou à disposição dos consumidores no último Natal é um exemplo dos benefícios deste sistema. A empresa importou com bastante antecedência diversos enfeites da China, e o resultado foi um farto estoque de produtos com os menores preços do mercado.
"A Potiguar está focada em inovação e modernização, e a escolha do sistema de transporte marítimo foi mais um dos muitos projetos que adotamos em prol do consumidor final. Queremos oferecer ao cliente o maior e melhor mix de produtos de Home Center, garantindo a melhor experiência de compra em nossas lojas, e pelo menor preço do mercado", declarou Marcelo Brasil.
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