quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Berge Stahl completa 26 anos de transporte de minério de ferro de São Luís para a Europa

Navio foi por 24 anos o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de carga de 355 mil toneladas, projetado para levar carga de São Luís para a Europa
 
Cezar Scanssette
Editor de Portos
 
O navio mineraleiro Berge Stahl completou ontem 26 anos de serviço. Desde a primeira atracação no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em São Luís, no dia 10 de janeiro de 1987, até a sua última atracação, no dia 31 de dezembro de 2012, o cargueiro já realizou 243 embarques e transportou 86,3 milhões de toneladas de minério de ferro. A embarcação foi durante 24 anos a maior do mundo em sua categoria, com capacidade de carga de 355 mil toneladas, superada pelo primeiro navio da série Valemax, o Vale Brasil, com 394 mil toneladas, em maio de 2011.
O Berge Stahl, de acordo com o site de monitoramento Marine Traffic, navega atualmente no Oceano Atlântico, com destino ao porto de Roterdã, na Holanda, com previsão de chegada para o dia 17 deste mês, retornando ao Brasil no início de fevereiro.
O navio tem bandeira da Noruega e foi construído em 1986, no estaleiro Hyundai, na Coreia do Sul, registrado primeiramente em Monrovia, na Libéria, e, posteriormente, em Stavanger, na Noruega. Foi projetado para atender a uma rota exclusiva de São Luís a Roterdã, uma viagem que dura cerca de 14 dias (dependendo as condições do tempo).
Entretanto, em 2008, o navio passou a operar também no porto chinês de Ma Ji shan. Na ocasião, o Berge Stahl teve as operações suspensas por 30 dias para manutenção em um dique seco. Há ainda registro de operação do Berge Stahl no porto de Tubarão, no Espírito Santo, no terminal administrado pela Vale. O navio faz, em média, 10 viagens por ano, transportando 3,2 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente.
Atualmente, o Berge Stahl é parte da frota de 22 supergraneleiros da Berge Bulk, empresa formada em 2007 com a fusão das gigantes Bergesen d.y. ASA., da Noruega, com a WW (World Wide Shipping, de capital americano e asiático).
De grandes dimensões, com 342,08 metros (m) de comprimento, 63,5 m de largura (boca), 30,1 m de altura, cinco porões, e 23 m de calado (distância que vai do fundo do navio até a linha d'água, quando totalmente carregado), a atracação no terminal da Vale, em São Luís, só é possível devido a profundidade do Píer I (25 m).
Além do Berge Stahl, os navios da série Valemax também são de calado de 23 m. Cargueiros desse porte poderão, a partir de março deste ano, atracar no Píer IV de Ponta da Madeira, quando um dos dois atracadouros da estrutura for inaugurado, segundo previsões da Vale.

Roterdã- Além de Ponta da Madeira, o Europoort, em Roterdã, oferece condições de operação à plena carga para o Berge Stahl (atualmente, há planos de construção de portos de águas profundas no litoral da China). No caso do porto holandês, diferentemente do que ocorre em São Luís, a atracação do navio deve ser realizada durante a maré cheia para evitar o encalhe.
Uma vez atracado, em apenas três dias e meio ele é totalmente descarregado e sua carga é transbordada para barcaças e batelões de navegação interior. Estas embarcações com calado reduzido podem entregar os carregamentos para as siderurgicas situadas no Vale do Ruhr na Alemanha (Thyssen Krupp e HKM).
Enquanto o navio é descarregado, seus tanques de lastro já começam a ser enchidos com água, e por fim quando totalmente descarregado, ele já está com 118 mil toneladas de lastro nos tanques. Durante sua viagem de retorno, 20% do lastro é aliviado após a passagem pelo Golfo de Biscaia, que é a parte crítica da viagem por ser uma região de instabilidade climática. E durante a viagem de regresso as anteparas dos porões são tratadas e pintadas para conservação.

Navios de grande porte da época do Berge Stahl


O Berge Stahl foi, por 24 anos, o maior navio mineraleiro do mundo. Contudo, outros navios construídos anteriormente e na sua época o superaram em dimensões. Inaugurado em 1976, o superpetroleiro Knock Nevis, com 458,5 metros de comprimento, foi maior navio do planeta. Encerrou as suas atividades em 2008.
Além do Knock Nevis, a Dinamarca construiu, em 2006, o Emma Maersk, com 397 metros de comprimento, o maior navio cargueiro do mundo em atividade, com capacidade para transportar mais de 11 mil contêineres de 20 pés (atualmente há conteineiros maiores, com capacidade para até 15 mil unidades).
Com 360 metros de comprimento, a classe de navios de cruzeiro Oasis, construídos pela Royal Caribbean International são os maiores do mundo. Dois desses navios foram construídos em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o fim de 2010 e vai se chamar Allure of The Seas. Cada navio tem capacidade para mais de 5,4 mil passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o navio foi considerado, na ocasião, o mais caro já contruído.
O maior transatlântico do mundo é o RMS Queen Mary 2, construído em 2003. O navio tem 345 metros de comprimento. Colocado de pé, seria maior que a Torre Eiffel, que mede 324. Pesa 150 mil toneladas, ou seja, três vezes a mais que o Titanic, que pesava 46 mil toneladas. São 17 convéses, totalizando 72 metros de altura, o equivalente a um prédio de vinte e três andares.
A diferença entre um transatlântico e um cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares. Portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o de maior navio de passageiros.
Medindo 345 metros de comprimento, o gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe, destinado ao transporte de gases liquefeitos. A embarcação possui 53,8 metros de largura, 34,7 metros de altura e capacidade de carga de 266 mil metros cúbicos.
Com 342 metros de comprimento, o porta-aviões USS Enterprise é o primeiro e também o maior navio militar do mundo. Movido a propulsão nuclear, o navio foi construído pela Newport News Shipbuilding Co., e começou a sua atividade em 25 de novembro de 1961. Pesa 89,6 toneladas, tem 75,6 metros de largura, 39,9 metros de altura, navega a 30 nós, carrega 85 aeronaves e 5.830 tripulantes.
Números
342 Metros de comprimento tem o Berge Sthal
63,5 Metros de largura tem a embarcação
13 Nós é a velocidade do navio, equivalente a 25 km/h

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