Atividade estava prevista para sexta-feira, mas foi adiada por causa das condições climáticas
Leandro Santos
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza na noite de hoje o lançamento do foguete de sondagem VS-30/Orion. A atividade estava prevista para acontecer na sexta-feira (7), no entanto, por causa das condições climáticas, o lançamento foi adiado.
De acordo com o tenente-coronel César Demétrio Santos, diretor do centro de lançamento, os fortes ventos que sopravam na noite de sexta-feira interromperam as atividades. “A velocidade do vento estava superior a 10 metros por segundo. O ideal era que estivesse a 10 metros por segundo ou então abaixo disso. Nós vamos guarnecer no sábado [ontem] de novo, mas as análises meteorológica que nós fizemos mostram que provavelmente no sábado também não teremos condições de lançamento, o que indica que no domingo os ventos estarão nas condições para podermos lançar”, explicou o tenente-coronel Demétrio.
Operação - O lançamento do veículo finalizará a Operação Iguaíba, iniciada no dia 19 de novembro. Tal operação é realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para lançar e rastrear o foguete, contendo uma carga útil de experimentos científicos. Além disso, o lançamento do VS-30/Orion finalizará atividades do CLA este ano com um total de nove operações e oito lançamentos realizados com sucesso.
O VS-30, chamado de primeiro estágio, foi produzido pelo IAE, enquanto o segundo estágio, o propulsor Orion, foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR) como resultado da colaboração ao Programa Espacial Brasileiro. Aos dois estágios, foi acoplada uma carga útil com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do IAE e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário