domingo, 16 de dezembro de 2012

UEMA-Candidatos fazem segunda etapa do Paes 2013

Foto: Flora Dolores
Candidatos fazendo as provas do Paes 2013

Dos mais de 10 mil candidatos aptos, 962 candidatos faltaram às provas no MA.
Fernando Oliveira/Imirante
 
SÃO LUÍS – Aproximadamente 10 mil candidatos realizaram, neste domingo (16), a segunda etapa do Programa de Acesso à Educação Superior (Paes) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). As provas foram realizadas nos campi da Uema de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda e Codó.

10.333 candidatos que estavam aptos a fazer esta fase. 962 candidatos faltaram às provas, o que corresponde a 9,3% desse total. Foram 364 faltosos na capital e 598, no interior.
Seguiu em clima de tranquilidade a segunda fase do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), realizado ontem pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A prova teve início pontualmente às 13h – momento em que foi registrada uma grande correria de candidatos para encontrar suas salas e atrasos - e foi encerrada às 18h. Um total de 9.370 pessoas participou da segunda etapa do vestibular. Os resultados deverão ser divulgados até o fim da primeira quinzena de fevereiro de 2013.
Foram classificados para participar da segunda etapa do certame 10.332 candidatos dos 31.524 que se inscreveram para a primeira etapa, realizada em 11 de novembro. Dos 21 campi do Maranhão que receberam as provas, São Luís foi a cidade que mais recebeu candidatos com 4.103 participantes, seguida por Imperatriz (1.517) e Caixas (928). O município de Carolina registrou apenas 19 vestibulandos.
Na capital, os candidatos chegaram cedo ao campus universitário Paulo VI para evitar atrasos provocados por eventuais engarrafamentos. Antes do meio-dia, vários concorrentes já aguardavam a abertura dos portões dos locais de prova, como a candidata Inária Costa de Souza (17), que veio de Pastos Bons para fazer a prova. “Essa é a primeira vez que faço vestibular. É a expectativa maior que a gente passa na vida. Não dava para arriscar chegar em cima da hora”, afirmou.

Provas - A prova aplicada ontem teve 16 questões analítico-discursivas, de duas disciplinas específicas por curso, e uma prova de produção textual. O processo seletivo foi realizado para as modalidades presencial e à distância. Um total de 4.595 vagas está sendo ofertada para 2013 - 1.911 para o primeiro semestre e 2.684 para o segundo.
O seletivo aconteceu nos campi da Uema em Imperatriz, São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda e Codó.
Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a segunda etapa do Paes 2013 transcorreu com normalidade como era esperando pela organização do certame tendo em vista o esquema de segurança adotado. “A nossa expectativa para o vestibular é sempre muito tranquila porque toda a nossa equipe tem muita experiência. Durante todo o ano, nós preparamos o vestibular e quando terminamos um processo, já começamos a trabalhar na preparação do próximo”, disse.
Os cursos mais concorridos são: Medicina Bacharelado - Caxias (115 candidato/vaga); Direito Bacharelado - São Luís (46 candidatos/vaga); Engenharia Civil Bacharelado - São Luís (33 candidatos/vaga); Direito Bacharelado - Bacabal (30 candidatos/vaga).

As provas tiveram início às 13h, com duração de 5 horas. Nesta etapa, os candidatos se submeteram a 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, mais a prova de redação.
Serão oferecidas, nesta edição do Paes, 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo semestre. A previsão é que o resultado final seja divulgado pela universidade até o mês de fevereiro. Quaisquer informações podem ser obtidas pelos telefones: (98) 3245-1102 e (98) 3245-2756

Nenhum comentário: