quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sistema de monitoramento fez 928 registros em três meses

As 100 câmeras de videomonitoramento registraram flagrantes de tráfico de drogas e atéum homicídio.
 
O Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (CIOPS) fez ontem um balanço dos três meses de funcionamento do Sistema de Videomonitoramento, composto por 100 câmeras instaladas nas principais avenidas da Região Metropolitana de São Luís. Até a quarta-feira, dia 12, foram 928 registros como flagrantes de tráfico de drogas e um homicídio. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) instalará outras 100 câmeras em bairros da periferia de São Luís.
O Sistema de Videomonitoramento foi inaugurado no dia 12 de setembro pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes. Mas os equipamentos entraram em funcionamento, de forma experimental, ainda na primeira semana daquele mês. "A princípio, a população não estava muito familiarizada com o sistema, mas após três meses de trabalho já percebemos que os cidadãos aprenderam a utilizar a ferramenta", afirmou o major Osmar Alves, diretor de Operações do CIOPS.

Registros - Em três meses de funcionamento, a Central de Comando e Controle de Videomonitoramento registrou 928 eventos, incluindo denúncias da população por meio do botão fixado no poste, que serve de suporte para a câmera. "Há um mês começamos a emitir mensagens para que a população saiba que a área é videomonitorada. Essa mensagem ensina ao cidadão como funciona o botão, que serve para efetuar ligações para a central", informou o major Osmar Alves.
Dos 928 eventos registrados, 449 foram verificados pela Polícia Militar (PM), que efetuou prisões em flagrante de um indivíduo que vendia cocaína em via pública, além do autor de um homicídio. Por meio das câmeras, também já foi possível prender duas pessoas que portavam arma ilegalmente. "Já recolhemos também mais de 20 armas brancas, principalmente na área do espigão, na Ponta d'Areia", informou o diretor de Operações do CIOPS. Dois veículos roubados foram recuperados após serem identificados por meio das câmeras.
O major Osmar Alves disse que as ocorrências registradas pelas câmeras não configuram crime, necessariamente. O operador da câmera identifica um evento que considera suspeito e o comunica à Central de Despacho do CIOPS, integrada pelas polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, que analisam a necessidade, ou não, de enviar uma viatura até o local. Nesses três meses de trabalho, 92 pessoas foram conduzidas às delegacias da capital.

Critérios - O critério para escolha dos locais de instalação das câmeras levou em consideração parâmetros de segurança como localidades turísticas, perímetro urbano de circulação comercial intensa e de presença de agências bancárias, postos de combustíveis, além das principais avenidas da cidade utilizadas como rota de fuga pelos bandidos. Até agora, 100 câmeras já estão em funcionamento na capital. "Temos 95% das grandes avenidas sendo monitoradas 24 horas por dia. Nesses locais os índices de criminalidade apresentaram uma redução significativa, chegando a zero em alguns pontos", explicou o diretor de Operações do CIOPS.
O Governo do Estado, por meio da SSP, instalará outras 100 câmeras na capital. Entre as localidades que devem ser videomonitoradas estão Cidade Operária, Cidade Olímpica, São Raimundo, Anjo da Guarda, Liberdade, Coroadinho e Barreto. Os equipamentos devem entrar em operação até julho de 2013. O projeto prevê a instalação de 300 câmeras de videomonitoramento na Região Metropolitana de São Luís.

Shoppings investem em segurança na área externa

Novos seguranças serão colocados nos corredores e câmeras no estacionamento
 
Com a chegada do fim de ano, o estacionamento externo do Tropical Shopping e Monumental Shopping, no Renascença II, receberá sete câmeras de monitoramento 24 horas, somando assim um total de 92 câmeras instaladas no centro comercial, tanto na área interna como externa. Quatorze novos seguranças também passaram a atuar no local.
De acordo com o administrador do Monumental Shopping, Carlos Alessandro Moura, houve um crescimento de mais de 30% de fluxo de automóveis e pessoas no espaço, aumentando também a necessidade de ampliação da segurança no local. "Com a proximidade das festas de fim de ano, verificamos a necessidade de reforçarmos e aumentar os níveis de segurança, não só com câmeras de monitoramento, mas também com o aumento de segurança armada em pontos estratégicos, para que os lojistas e os clientes sintam-se seguros em ir e vir sem nenhum problema", disse.
Carlos Alessandro Moura frisou que pela central de segurança a equipe de segurança pode ter uma visão panorâmica de todo o estacionamento com uma câmera de alta resolução, que pode aproximar imagens em grandes distâncias. "Temos uma câmera especial sobre o prédio do Monumental Shopping, que consegue buscar imagens em até cinco quilômetros de distância e fica gravando 24 horas todas as imagens diárias, facilitando o processo e estudo ou outras informações relevantes", explicou.

Usuário - Grandes investimentos são feitos regularmente para garantir aos condôminos e visitantes tranquilidade. "É quase impossível passar pelas calçadas e não perceber a presença de um vigilante fazendo rondas. Assim, não há dúvidas de que quem circula pelo shopping tem a sensação de segurança a qualquer hora", disse a dentista Ana Amélia Sekeff.
Valderez Martins Araújo, de 63 anos, disse que se sente seguro ao ir ao shopping, mas frisou que, independentemente de o local estar bem protegido, não significa que os usuários deixem de tomar os cuidados necessários para sua proteção. "As pessoas precisam também fazer a sua parte e estar atentas com sua segurança, evitando deixar objetos expostos e de fácil alcance, tais como celulares, bolsas, carteiras", disse.

Nenhum comentário: