segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Feira do Livro é encerrada com público aproximado de 150 mil pessoas em 10 dias

Coordenação do evento disse que meta de visitantes foi atingida.

Foi encerrada na noite de ontem, no Ceprama, a sexta edição da Feira do Livro de São Luís, que este ano teve como tema São Luís, 400 anos escrevendo no livro a sua história, em homenagem aos 400 anos da capital maranhense, completados este ano. Nos 10 dias de realização do evento, cerca de 150 mil pessoas visitaram os estandes de livros.
Durante a solenidade de encerramento da feira, às 20h, foi realizada a apresentação de grupos da cultura popular que fizeram uma homenagem à pesquisadora e gestora cultural Maria Michol Pinho de Carvalho, que morreu no mês passado.
De acordo com o coordenador-geral do evento, José Maria Paixão, o evento deste ano foi um sucesso e atingiu o público esperado. Ele ressaltou ainda que a mudança do local de realização (nos anos anteriores a Feira do Livro foi realizada no Espaço Cultural e Praça Maria Aragão) não influenciou em nada. "A Feira do Livro deste ano foi um sucesso e estamos muito felizes com isso. Nós esperávamos um público de aproximadamente 150 mil pessoas e conseguimos atingir essa meta", pontuou Paixão.
Dentro da programação do último dia da feira foi realizada um série de atividades lúdicas, palestras, rodas de leituras, mesas-redondas, contação de histórias, entre outras ações de cunho cultural e literário.
Lançamentos - Ontem, como parte da programação do evento, foi feito o lançamento do livro fotográfico Quilombolas do Maranhão - Um Retrato, de Veruska Oliveira. A publicação reúne 79 fotografias feitas nas comunidades de Boa Vista, Bom Jesus dos Pretos, Cajueiro, Cariongo, Imbiral, Jiquiri, Mamuna, Pedreiras, Pedrinhas, Pepital, Quebra, Quelru, Queluz, Santa Helena, Santa Isabel, Santa Rosa, Santana, Santo Inácio, São Patrício e Suasse. Nestes locais, a fotógrafa registrou, além de atividades ligadas ao trabalho e à cultura desses povos, as pessoas que vivem nas comunidades.
No espaço intitulado "Casa do Escritor", o professor e jornalista Moisés Matias lançou o livro Ecologia e Criatividade. No mesmo espaço, aconteceu o lançamento de História Antiga Medieval/ Viagens e Viajantes: Culturas Imaginário e Espacialidade, de Adriana Maria Zierer e Ana Livia Vieira.

Mais


Ao todo, 65 espaços, entre auditórios, teatros, áreas infantis, estandes institucionais, tendas temáticas, praça de alimentação e estandes dos livros compuseram a estrutura da Feira do Livro, cada um com uma programação especial e direcionada para um público específico. Somente nesta edição do evento, foram lançados 32 livros.

Números


10 dias foi a duração da Feira do Livro de São Luís
150 mil pessoas foi a quantidade aproximada de público da feira.

Nenhum comentário: