Turma tem 162 alunos, divididos em seis turmas; curso durará 20 meses.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), promoveu, na manhã de ontem, a aula inaugural do único curso técnico a distância de Meteorologia do Brasil. O evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em São Luís, foi transmitido por videoconferência para 18 dos 36 polos da instituição e teve a presença do reitor da Uema, José Augusto Silva.
A primeira turma do curso tem 162 alunos, divididos em seis turmas. O curso de Meteorologia da Uema durará 20 meses e oferecerá 23 disciplinas. Além do Maranhão, apenas os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina possuem cursos voltados à formação de meteorologistas, no entanto, diferentemente do Maranhão, não utilizam a videoconferência como ferramenta de ensino.
De acordo com o coordenador do UemaNet, Antonio Roberto Serra, o curso técnico de Meteorologia se juntará aos outros 13 cursos existentes adistância da Uema. "No total, mais de 6 mil alunos da instituição estão sendo formados através dessa metodologia de ensino. Em média, esses cursos têm como tempo de duração entre um ano e meio e dois anos, com práticas laboratoriais. O curso de Meteorologia não será diferente e seguirá as mesmas diretrizes", afirmou o coordenador.
Campo de atuação - Segundo o coordenador do curso de Meteorologia da Uema, Gunter de Azevedo, os novos profissionais terão um vasto campo de trabalho, após a formação. "Empresas de geração e distribuição de energia, instituições de gestão e pesquisa agropecuária, concessionárias de serviços públicos e sistemas públicos de Defesa Civil dependem de informações meteorológicas atualizadas. Então, as mudanças climáticas e equipamentos de alta tecnologia estão destacando cada vez mais o trabalho dos profissionais dessa área", disse o coordenador do curso.
Após a aula inaugural, o diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) no Maranhão, José Ribamar da Silva Moraes, ministrou a palestra Conversando sobre empreendedorismo. Além do curso de Meteorologia, a Uema iniciará mais quatro cursos nas próximas semanas: Manutenção Automotiva, Controle Ambiental, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
Mais
Polos em que a Uema oferece cursos à distância no Maranhão, por meio de videoconferência: São Luís, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon.

Um comentário:
Poderiam estudar a possibilidade de criar um polo de estudos no norte de Minas Gerais, talvez Pirapora ou Montes Claros.
Marcos Vieira
Postar um comentário