Executivos da empresa de comércio exterior Sertrading, que realiza importação e exportação para mais de 90 países nos cinco continentes.
Executivos da empresa de comércio exterior Sertrading, que
realiza importação e exportação para mais de 90 países nos cinco continentes,
assinaram um acordo com o Governo do Estado para a utilização da logística do
Porto do Itaqui na distribuição de fertilizantes no país. Além disso, a empresa
planeja exportar alimentos para países da Europa e Ásia. O acordo foi celebrado
segunda-feira, durante audiência no Palácio dos Leões, pelo governador em
exercício Washington Luiz, e o secretário de Indústria e Comércio, Maurício
Macedo.
"O Maranhão é um estado bem localizado e precisa atrair
investimentos. Daí a importância desse acordo, que viabiliza também estudos na
área do agronegócio no Maranhão", afirmou o governador em exercício.
Na ocasião, o diretor da Sertrading, Mário Barbosa, disse que a
empresa aposta no futuro da agricultura do Brasil e do Maranhão. "Nós estamos
analisando a possibilidade de importarmos fertilizantes e exportarmos alimentos
para países da Europa e da Ásia", afirmou Barbosa.
Logística - Há dois empreendimentos no Maranhão que servem de
atrativo aos empresários que atuam no comércio exterior: o Tegram e a malha
ferroviária da região. No caso de São Luís, especificamente, está em andamento o
projeto de construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do
Itaqui, que promete elevar o setor portuário maranhense à lista dos 10 maiores
do mundo, com uma movimentação de produtos agrícolas da ordem de 5 milhões de
toneladas por ano na primeira fase, prevista para entrar em operação no terceiro
trimestre de 2013.
O terminal terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil
toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil
toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua
segunda fase, prevista para 2019.
No caso da malha ferroviária, a logística da região conta com
mais de 1,3 mil quilômetros de linhas férreas que transportam minério de ferro
de Carajás, no Pará, até o setor portuário de São Luís, carvão e grãos
agrícolas, e enfatiza a movimentação de carga nos portos, encerraram 2011 com
128,9 milhões de toneladas transportadas, contra 117 milhões de toneladas em
2010. Para abrir mais os caminhos de logística do estado, estão previstos
investimentos públicos e privados superiores a US$ 6 bilhões nos próximos anos
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