quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Empresa fecha acordo com o Governo do Estado para operar no Porto do Itaqui

Executivos da empresa de comércio exterior Sertrading, que realiza importação e exportação para mais de 90 países nos cinco continentes.

Executivos da empresa de comércio exterior Sertrading, que realiza importação e exportação para mais de 90 países nos cinco continentes, assinaram um acordo com o Governo do Estado para a utilização da logística do Porto do Itaqui na distribuição de fertilizantes no país. Além disso, a empresa planeja exportar alimentos para países da Europa e Ásia. O acordo foi celebrado segunda-feira, durante audiência no Palácio dos Leões, pelo governador em exercício Washington Luiz, e o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo.
"O Maranhão é um estado bem localizado e precisa atrair investimentos. Daí a importância desse acordo, que viabiliza também estudos na área do agronegócio no Maranhão", afirmou o governador em exercício.
Na ocasião, o diretor da Sertrading, Mário Barbosa, disse que a empresa aposta no futuro da agricultura do Brasil e do Maranhão. "Nós estamos analisando a possibilidade de importarmos fertilizantes e exportarmos alimentos para países da Europa e da Ásia", afirmou Barbosa.

Logística - Há dois empreendimentos no Maranhão que servem de atrativo aos empresários que atuam no comércio exterior: o Tegram e a malha ferroviária da região. No caso de São Luís, especificamente, está em andamento o projeto de construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, que promete elevar o setor portuário maranhense à lista dos 10 maiores do mundo, com uma movimentação de produtos agrícolas da ordem de 5 milhões de toneladas por ano na primeira fase, prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2013.
O terminal terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase, prevista para 2019.
No caso da malha ferroviária, a logística da região conta com mais de 1,3 mil quilômetros de linhas férreas que transportam minério de ferro de Carajás, no Pará, até o setor portuário de São Luís, carvão e grãos agrícolas, e enfatiza a movimentação de carga nos portos, encerraram 2011 com 128,9 milhões de toneladas transportadas, contra 117 milhões de toneladas em 2010. Para abrir mais os caminhos de logística do estado, estão previstos investimentos públicos e privados superiores a US$ 6 bilhões nos próximos anos

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