domingo, 9 de setembro de 2012

Exposição traz detalhes do Maranhão com traços chineses

Wang Park em São Luís
 
Foto: Divulgação
 
Telas retratam as paisagens, a cultura e o povo de SL e outras cidades brasileiras.
 
O Estado
 
A arte é o elo entre a China e o Brasil na exposição de pintura do chinês nascido em Taiwan, Wang Ji Quan. A mostra, que recebeu o nome ‘Belezas do Brasil sob a visão de um artista chinês’, fica em cartaz até quarta-feira (12), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Trata-se de uma iniciativa do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, em comemoração aos 200 anos da chegada dos imigrantes chineses ao Brasil e aos 400 anos de São Luís.

São 105 telas que retratam as paisagens, a cultura e o povo de São Luís e outras cidades brasileiras sob o olhar do artista plástico, que há 12 anos chegou ao Brasil. Nesse período, Wang Jin Quan contribuiu para a cultura do país com diversas intervenções artísticas. Ele projetou obras arquitetônicas e esculturas no Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina, localizado em São Paulo. Na Ilha de São Luís, o chinês projetou o Wang Park, que traz em sua decoração estátuas e construções arquitetônicas que retratam a cultura chinesa.

Os quadros mostram a visão do artista chinês sobre a cultura local. É um modo amigável e sensível de observar as belezas das cidades brasileiras. Nas telas, Wang Jin Quan percebe a humanidade e o modo de vida dos moradores. As paisagens do Maranhão também são retratadas em várias pinturas, de cores vivas e traços finos e marcantes, que trazem mais realismo à arte.

Intercâmbio cultural

A arte é o modo mais eficiente para garantir a aproximação de duas culturas. É nisso que acredita o embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Jorge Guang-pu Shyu, organizador da mostra. Em vista a O Estado, o embaixador revelou que a instituição aproveitou o momento histórico, em que se comemora o aniversário de 400 anos de São Luís, para estabelecer contato por meio da cultura. “A sensibilidade artística é a maior similaridade existente entre os povos”, disse.

Jorge Guang-pu Shyu revela um pouco de sua visão sobre São Luís. Esta é a segunda vez que ele visita a cidade. “Ao observar São Luís, parece que toda a cidade está em desenvolvimento. São muitas construções, muito trânsito. Isso tudo revela que a cidade está em progresso. Isso chama a atenção dos visitantes”, explicou.

O embaixador também conta sobre a contribuição dos imigrantes chineses para o desenvolvimento de cidades brasileiras onde eles tenham chegado. “A semente dos chineses é como uma semente de caju, que depois de plantada se expande muito. Achamos que o Maranhão é um Estado importante. Aqui se produz muita coisa. Buscamos, com os maranhenses, uma integração não somente econômica, mas também cultural e social”, destacou.

Mais

Taiwan (em português, Ilha Formosa) é uma ilha no leste do continente asiático administrada pela República da China. Está situada a sudeste do território continental chinês, ao norte das Filipinas e ao sul do Japão.

Serviço

• O quê
Exposição Belezas do Brasil sob a visão de um artista chinês, do artista taiwanês Wang Ji Quan

• Quando
Até quarta-feira (12)

• Onde
Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande

Nenhum comentário: