domingo, 26 de agosto de 2012

VI Semana Maranhense de Dança encerra temporada 2012

Foto: Divulgação
 
 
SÃO LUÍS - "O resultado foi além do esperado, tanto na participação de público nas plateias nos teatros e praças, quanto nas oficinas e nos palcos. O saldo foi positivo!" Essa é a conclusão e a opinião da Comissão Organizadora e da direção do Teatro Arthur Azevedo (TAA) que realizou a VI Semana Maranhense de Dança. O evento, promovido pelo governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), foi iniciado, na segunda-feira (20) e encerrado neste domingo (26).

Ao longo da semana foram realizadas 18 oficinas de dança com participação de bailarinos, professores e alunos de dança de escolas, grupos e companhias maranhenses, ministradas por professores bailarinos e coreógrafos maranhenses e de outros estados e convidados. Fora apresentados 126 espetáculos e coreografias de grupos, bailarinos e companhias maranhenses e de outras cidades, três intervenções de dança, duas palestras abordando temas da dança. Toda a programação trouxe para São Luís, profissionais de reconhecimento e fama nacional e internacional, do Ceará, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Bahia e Rússia.

Foram convidados para participar da VI Semana Maranhense de Dança, os bailarinos e professores Henrique Rodovalho (GO); Ângelo Madureira (SP); Ana Catarina Vieira (SP); Jaime Arôxa (RJ); Camila Delphim (RJ); Raphael Bercovitch (RJ); Maria Rosa Aroxâ (RJ); Jorge Teixeira (RJ); Luana Correa (RJ); Gustavo Carvalho (RJ); Flávio Sampaio (CE); Patrick Owodon’s (RJ); Marcio Mansur (SP); Bruna Gaglianone (Russia); Erick Swolkin (Russia); Mestre King (BA); Edson Santos (SP); Ricardo Marinelli (PR); e Erivelto Viana (MA), além das companhias Quasar Cia de Dança (GO), Paracuru Cia de Dança (CE) e Cia Encantar (MA).

As oficinas e espetáculos foram realizados nos Teatros Arthur Azevedo e Alcione Nazaré, no Ballet Olinda Saul, no Odylo Costa Filho, na Praça Nauro Machado, na Praça da Criança, e no Lítero Recreativo Português (Centro), com entrada franca para o público que lotou todas as sessões, tardes e noites dos teatros e salas.

Na noite de sábado (25), foi de espetáculos de Gala e de homenagem ao Teatro Arthur Azevedo, dos bailarinos e coreógrafos maranhenses a duas personalidades que dedicaram e dedicam suas vidas à arte da dança: o bailarino e coreógrafo maranhense, radicado no Rio de Janeiro, Antonio Gaspar e a Nadir Xavier, incansável na disposição de servir à arte dos passos e movimentos, assessorando e secretariando o Mestre da dança no Maranhão, professor Reynaldo Faray, já falecido e atualmente continua seu trabalho de amor à dança, na Escola de Dança Adágio.

Noite de Encerramento

Para a noite de encerramento da Semana, a programação será aberta com o espetáculo Travesqueens, apresentado pelos bailarinos Erivelton Viana e Ricardo Marinelli, às 18h, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

No palco do Teatro Arthur Azevedo, às 20h, a VI Semana Maranhense de Dança, encerra com uma Noite de Gala, com participação de 18 espetáculos e coreografias, apresentados por bailarinos, companhias e grupos maranhenses e convidados em momentos que vão do ballet clássico à dança de Rua, passando pela salsa, dança do ventre e muitos outros estilos.

Os ingressos para assistir aos espetáculos serão retirados nas bilheterias dos teatros, com duas horas antes das apresentações.

As informações são da secom do governo do Estado.

Nenhum comentário: