sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Produção de gás natural no Maranhão começará este ano

 

Produção de gás natural em Santo Antônio dos Lopes começará este ano

Entrarão em funcionamento no 4º trimestre a Unidade de Tratamento de Gás e as turbinas da Termelétrica MPX Parnaíba.

A produção de gás natural no Campo de Gavião Real, no município maranhense de Santo Antônio dos Lopes, está prevista para ter início no 4º trimestre deste ano, com a entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e das turbinas do Complexo Termelétrico MPX Parnaíba. A produção comercial se dará no início de 2013. Foi o que informou a OGX ao divulgar os resultados do segundo trimestre deste ano.
De acordo com o balanço de resultados, a OGX avançou bastante no segundo semestre, no desenvolvimento do Campo de Gavião Real, tendo perfurado até o momento 15 poços produtores, considerando os poços exploratórios OGX-22 e OGX-38 que se tornarão produtores, do total dos 16 poços do projeto.
“Nossos projetos dentro do Grupo EBX estão ajudando a desenvolver uma plataforma de crescimento sólida e sustentável. Estamos dentro do prazo previsto para entregar gás à MPX até o fim deste ano na Bacia do Parnaíba, com 15 poços produtores perfurados e mais a caminho”, comentou o CEO da OGX Luiz Carneiro.
Segundo a OGX, com boa parte dos equipamentos fabricados no Brasil e no exterior, já entregues, e com as montagens civis e mecânicas bem avançadas, foi concluída a terraplanagem dentro do cronograma estabelecido.
Atualmente, ocorre a fase de montagens civis e mecânicas nos clusters, com a instalação de bases de concreto e instalação dos equipamentos; lançamento e enterramento de spools; subida dos tanques e posterior interligação dos poços aos manifolds; lançamento dos dutos que farão a interligação entre os clusters e a UTG e terão a função de escoamento da produção de gás.
Poços - No segundo trimestre, a OGX perfurou e obteve sucesso em dois poços exploratórios na Bacia do Parnaíba. Foi concluída a perfuração do poço pioneiro Fazenda São Francisco, OGX-82, que confirmou o sistema petrolífero no bloco PN-T-85, com a descoberta de hidrocarbonetos.
Também foi concluído teste de formação no poço OGX-88 (primeiro poço de delimitação da acumulação de Bom Jesus) em 36 metros de profundidade de gás na seção carbonífera, sendo aberto o intervalo de 1.273 a 1.288 metros da Formação Poti. Nos testes, foram obtidas vazões de gás de 170.000 m³/dia a 491.000 m³/dia.
Adicionalmente, foi observada baixa Razão Gás Condensado (RGC), indicando gás seco, e demonstrando a similaridade desses resultados com os testes previamente realizados no Campo de Gavião Real. Estes resultados sustentam o futuro desenvolvimento da acumulação de Bom Jesus, permitindo a continuidade da perfuração de mais poços de delimitação nessa área.

Mais


- Dia 10 deste mês, a OGX iniciou a operação da quarta sonda (TUS-125), perfurando o prospecto exploratório Fazenda Santa Maria, OGX-92, no bloco PN-T-84.
- Desde o início deste ano, foram perfurados três novos prospectos exploratórios com sucesso, totalizando 13 poços perfurados na bacia.
- Estes resultados reforçam a perspectiva do enorme potencial da região, com a descoberta de acumulações em diferentes níveis e excelente potencial produtivo comprovado.

Nenhum comentário: