Foto do blog do Ivan Armstrong
Gilberto Gil e sua orquestra de cordas e ritmos
por Pedro Sobrinho
Já Gilberto Gil retorna a ilha, justamente, no ano em que ela completa quatro séculos, e ele fez 70 anos, no mês de junho. São dois momentos históricos para ser cultuados. São Luís como sua longa história cheia de singularidades e Gilberto Gil com a sua contribuição para Música Popular Brasileira.
E o melhor tudo isso é que o público terá o privilègio de assistir o show ‘Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo’, que já percorreu o Brasil e o resto do mundo, e com dois motivos especiais para se comemorar. O aniversário de 400 anos de São Luís e os 70 anos de Gilberto Gil ouvindo canções épicas e atemporais de um artista inquieto, instigante, reinventivo e trangressor.
Essa turnê é representativa para um Gilberto Gil, senhor, que desacelera no melhor estilo banquinho e violão, e uma orquestra de cordas e ritmos a seu serviço.
Será um diálogo de cordas, vocais, violinos e tchelos, além das máquinas de ritmos e do tamborim, além das máquinas eletrônicas, tão presentes no hip hop e que Gil reverencia como uma linguagem musical vinda dos Guetos e com um forte grito de ‘liberdade ainda que será tardia’.
Ir a um show de Gilberto Gil já é, por si só, uma grande experiência. E o espetáculo fica mais belo quando ele passeia pelo autoral e reverencia outros grandes nomes. Dorival Caymmi, Tom Jobim, Luiz Gonzaga (“O primeiro a ocupar seu coração”), o grande amigo Caetano Veloso e até Jimmy Hendrix, que faz questão de lembrar que, ele e Caetano conheceram o ídolo mundial uma semana antes de Hendrix falecer, num festival na Inglaterra.
Essa audição, esse encontro de acesso livre com Gilberto Gil, que traz componentes ilustres no elenco da banda: os violonistas Nicolas Krassik e Bem Gil, seu filho, o violoncelista Jaques Morelenbaum e a Orquestra Sinfônica da Bahia com 37 músicos [resta saber se toda essa estrutura estará no palco], é especial. E só poderá ser visto em São Luís daqui mais setenta ou quatrocentos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário