sábado, 1 de setembro de 2012

Tudo pronto para celebrar os 400 anos de São Luís

Programação organizada pelo Governo do Estado promete movimentar a cidade a partir de hoje, com apresentações de Gilberto Gil e Tribo de Jah.
 
Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
Começa hoje a festa para comemorar os 400 anos de São Luís com show de Gilberto Gil na Lagoa da Jansen, a partir das 19h, quando será aberta a programação do Governo do Estado para celebrar o aniversário da capital maranhense. Uma megaestrutura de palco, som e iluminação e um forte esquema de policiamento, trânsito e transporte foram planejados para garantir a segurança e o conforto das mais de 50 mil pessoas que devem assistir às apresentações.
Às 19h de hoje, o Governo do Estado abre as comemorações pelo quarto centenário da capital maranhense, fundada por franceses em 8 de setembro de 1612. Para marcar a data, seis grandes shows serão realizados na Lagoa da Jansen, na área da arena de beach soccer Domingos Leal. O primeiro deles acontece hoje, quando se apresentam o cantor Gilberto Gil e a banda Tribo de Jah, além de artistas locais. Um público médio de 50 mil pessoas deve comparecer em cada um dos seis dias de festa: hoje, 6, 8, 15, 22 e 29 deste mês.

Estrutura - Dois palcos, dois telões de LED, camarins, camarotes e um espaço hot zone foram armados próximos à concha acústica, em uma área de 35 mil metros quadrados. O palco principal, com 45 metros de área, é o mesmo que foi utilizado por Paul McCartney durante show em Recife (PE), em abril deste ano. A estrutura receberá os principais shows programados para celebrar os 400 anos de São Luís.
A empresa cearense Arte Produções é a responsável pela montagem da estrutura de shows. Segundo a secretária-adjunta de Comunicação Social do Governo do Estado, Carla Georgina, tudo está sendo preparado para que a capital maranhense tenha uma festa inesquecível. “São Luís terá uma grande festa pelos seus 400 anos, digna de sua importância como cidade histórica e Patrimônio Cultural da Humanidade. Teremos grandes apresentações num espaço espetacular, que é a Lagoa da Jansen”, destacou.
Um segundo palco está sendo armado ao lado para garantir que a festa não pare entre uma atração principal e outra. Entre os palcos, dois telões de LED com imagens de alta definição irão permitir que o público assista a todos os shows de qualquer ponto da área reservada para as apresentações. Camarotes para autoridades, camarins para artistas e um espaço hot zone para convidados completam a estrutura, que conta ainda com área para idosos e deficientes.

Segurança - Para garantir a segurança do público, a Polícia Militar (PM), Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), elaboraram um plano estratégico que será colocado em prática em todos os dias de shows. “Elaboramos um Plano Operacional de Segurança que vai atender a toda a cidade durante o período das festas de 400 anos de São Luís. Iremos cobrir as festas nos bairros, na Expoema, os eventos produzidos pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado, especificamente o da Lagoa da Jansen, sem desfalcar o policiamento nos bairros”, assegurou Aluísio Mendes, secretário de Estado de Segurança Pública.
Aluísio Mendes destacou que o esquema de segurança traz como principal novidade o uso do sistema de videomonitoramento, que começa a ser testado hoje, na Lagoa da Jansen. Até o dia 8, entrarão em funcionamento os equipamentos instalados nas vias do entorno: as avenidas Litorânea, Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco, que passarão a ser monitoradas por 100 câmeras referentes à primeira etapa de implantação do sistema. O valor investido pelo Governo do Estado é de R$ 19 milhões.
As câmeras têm tecnologia HDTV, que permite uma excelente qualidade de captação e transmissão de imagens. Os equipamentos têm capacidade para girar 360º e também podem receber sinais de áudio. O monitoramento da área dos shows será realizado durante 24 horas e as imagens captadas serão enviadas ao Centro de Comando e Controle, instalado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), onde cerca de 20 agentes farão a análise das gravações.

Policiamento - O esquema policial montado pela PM, sob planejamento e execução da Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur Ind), conta com mais de 240 policiais militares. Nos dias com maior público, serão 242 policiais no evento e nos dias de menor serão 203 policiais trabalhando para garantir a segurança. A operação inclui ainda homens do Esquadrão de Motos e da Cavalaria. Uma lancha da Companhia de Operações Especiais (COE) e um bote inflável do Corpo de Bombeiros farão o patrulhamento às margens da lagoa.
O helicóptero do GTA estará a postos para possíveis socorros emergenciais. O sobrevoo da área começará às 18h e se estenderá até a dispersão de todo o público presente no local do show. Foram montadas sete torres de observação posicionadas em locais estratégicos. Viaturas ficarão estacionadas em 10 pontos da região de entorno da Lagoa da Jansen: Avenida dos Holandeses, Avenida Colares Moreira, Rua dos Bicudos, Rua das Patativas, rotatória do São Francisco e nos terminais de integração antes e até 2 horas após os shows.
Nas áreas de acesso, foram montadas barreiras de abordagem policial onde serão identificados e retirados pessoas e materiais que possam tirar a tranquilidade e pôr em risco a segurança do público. A PM criou corredores de segurança com cercas metálicas, dividindo o público, para facilitar o acesso dos policiais de forma ágil para atenderem as ocorrências. “O esquema é semelhante ao empregado nas grandes festas populares, como o Carnaval e o São João. Temos ainda policiamento no Estreito dos Mosquitos, Terminal Rodoviário de São Luís e no terminal de ferry-boats, na Ponta da Espera”, afirmou o coronel Franklin Pacheco, comandante da PM.
A delegada-geral de Polícia Civil, Cristina Meneses, informou que foram planejados dois eixos de trabalho: um na Lagoa da Jansen e outro na Praça Maria Aragão, onde acontecerão os eventos promovidos pela Prefeitura de São Luís. Para o eixo Maria Aragão, a Polícia Civil manterá, além do Plantão Central na Avenida Beira Mar (REFFSA), um plantão extra na Delegacia do Idoso. Para atender ao público da Lagoa da Jansen, foi montada uma delegacia na Sede Administrativa do Parque Estadual da Lagoa da Jansen com três delegados, três escrivães e 11 investigadores. Vans com celas para uso em caso de detenção também estarão de prontidão.
O CBMMA destacou um efetivo de 77 oficiais para trabalhar na prevenção e combate a incêndios. Uma viatura será posicionada na área de queima dos fogos de artifício, além disso, outras 14 viaturas operacionais, uma de apoio e duas embarcações reforçarão a segurança na Lagoa. O Corpo de Bombeiros disporá ainda uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) abastecida com 6 mil litros de água, duas ambulâncias para atendimento médico e uma viatura de salvamento avançado.

Saúde - Uma parceria da SSP com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) possibilitará o resgate médico de urgência com o uso do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA). Segundo Socorro Bispo, gestora da Rede de Ações e Serviços de Saúde da SES, o helicóptero do GTA é dotado de duas Unidades de Terapia Intensiva e equipe médica treinada para prestar atendimento no interior da aeronave. “A Unidade de Pronto Atendimento [UPA] Itaqui-Bacanga será o centro de referência para atendimento médico durante os shows. Além disso, os hospitais Geral e Carlos Macieira estarão de prontidão para receber qualquer paciente que necessite de assistência médica mais especializada”, informou.
Um hospital de campanha foi montado no local do evento para prestar atendimento médico de emergência. Serão disponibilizadas ambulâncias da SES, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento de urgência e emergência.

Trânsito – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará o disciplinamento do trânsito na região dos shows. O tráfego no local será interditado às 8h de hoje, na área de acesso pelo Atlanta Center até após o local dos shows, incluindo a Rua das Patativas e as transversais que dão acesso à Lagoa pela Rua dos Guriatãs. Agentes da SMTT organizarão e disciplinarão o trânsito. Os terminais de integração irão funcionar como em dias úteis. A frota de ônibus que trafega pela região terá reforço com a colocação de linhas extras para atender a população e o horário de circulação dos ônibus será estendido para garantir a volta para casa de todos que forem assistir ao show.
Quem for de carro não poderá trafegar pelas vias interditadas pela SMTT. Será permitido estacionar apenas na área das Avenidas dos Holandeses e Colares Moreira. Flanelinhas identificados pelo sindicato da categoria ficarão responsáveis pela guarda dos carros. Na área, também haverá viaturas da PM para garantir a segurança dos veículos.
A Blitz Urbana fará o disciplinamento do comércio informal na área da Praça de Alimentação, instalada no mesmo local onde é montado o Arraial da Lagoa, que terá 150 vendedores informais cadastrados pela Prefeitura para comercializarem bebidas e comidas nos dias dos shows. Todos os vendedores foram orientados a seguir recomendações de higienização no manuseio e preparo dos alimentos, incluindo o uso de tocas e luvas e estão proibidos de venderem bebidas em garrafas de vidro.

Mais


Toda a festa do quarto centenário da capital maranhense está sendo promovida pela São Luís Convention & Visitors Bureau com apoio institucional do Governo do Estado e patrocínio da Vale, Alumar, Ambev, EBX, Emap, Petrobras, Nestlé e Credicard Hall.

Números


35 mil m² de área para os shows
50 mil pessoas são esperadas na Lagoa da Jansen
240 banheiros químicos
242 policiais militares
77 oficiais do Corpo de Bombeiros
10 viaturas do GTA
6 viaturas da Polícia Civil
7 torres de observação

Dicas de segurança


- Procure não deixar à mostra câmeras fotográficas, de vídeo e outros aparelhos em locais movimentados;

- Não saia com joias e grandes quantias em dinheiro;

- Saia de casa apenas com um documento de identificação, como Carteira de Identidade, se possível, fotocópia;

- Em caso de perda ou extravio de documentos e cartões, comunique imediatamente a polícia;
- Se possível, ande em grupos e evite locais que não tenham iluminação;

- Dê preferência ao transporte coletivo;

- Se for de carro, estacione-o em locais vigiados e visíveis; evite permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo;

- Quando sair acompanhado de crianças, use fichas de identificação, contendo o nome, idade, endereço e um telefone para contato;
- Se encontrar um menor perdido, leve-o para o posto policial mais próximo;

- Não dirija após consumir bebida alcoólica.
Programação

Programação


19h Projeto A5, com Mano Borges, Chiquinho França, Beto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibel
20h20 Ilha Magnética, com César Nascimento
21h Gilberto Gil
23h Tribo de Jah

Nenhum comentário: