quinta-feira, 5 de julho de 2012

UFMA instalará ponto de observação de planetas durante a reunião da SBPC



Universidade instalará seis telescópios destinados ao público durante o evento.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que contava com apenas um telescópio, agora terá mais seis, que serão utilizados para que o público possa observar, além das estrelas, outros planetas durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 deste mês, na Cidade Universitária (antigo Campus do Bacanga). O tema do evento é Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza.
Durante a SBPC, um ponto de observação será montado na Cidade Universitária, por meio de uma parceria entre os cursos de Ciências Naturais da UFMA e o Colégio Universitário (Colun). O público poderá observar, além das estrelas, os planetas Marte, Júpiter e Saturno, visíveis à noite, e Vênus, que poderá ser visualizado às 5h da manhã.
A localização do ponto de observação está sendo estudada, tendo em vista que muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o espaço, como segurança, facilidade de acesso e, principalmente, a posição dos astros a serem visualizados.
Após o evento, os equipamentos serão encaminhados para os campi de Grajaú, Bacabal, Pinheiro, Codó, Imperatriz e São Bernardo. A intenção é valorizar os cursos de Ciências Naturais e possibilitar uma maior integração entres os campi.
Investimentos - Ontem, em visita à Redação de O Estado, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, destacou as obras físicas que darão à instituição condições de oferecer a melhor infraestrutura possível aos participantes da SBPC. Segundo ele, a estrutura hoje existente na Cidade Universitária é 10 vezes maior que a disponível em 1995, quando a
UFMA sediou o encontro científico pela primeira vez.
Como exemplo da ampla dimensão do evento, ele citou reformas, construção de prédios e a ampliação e o asfaltamento da malha viária, que contará com faixas, sinais e placas, a fim de tornar o trânsito mais organizado e seguro na universidade. Todas as obras que estão sendo executadas seguem os critérios de acessibilidade, confirmando o caráter inclusivo da SBPC.
Para abrigar a ExpoT&C, uma das várias exposições previstas na programação do encontro, a UFMA está montando um tenda em uma área de 6 mil metros quadrados. Além dessa, mais três tendas darão suporte à SBPC Jovem e à SBPC Cultural. A Cidade Universitária contará ainda com uma praça de alimentação para 500 pessoas e um estacionamento para 17 mil veículos, próximo ao Núcleo de Esportes.
Natalino Salgado recordou um artigo escrito em 1960 pelo ex-arcebispo metropolitano de São Luís e intelectual dom José Medeiros Delgado, sob o título “Cidade Universitária”, no qual ele previu que seriam necessários 50 anos para que a UFMA tivesse uma estrutura de grande porte, capaz de atender a contento as necessidades acadêmicas. “Ele só não previu que essa missão cairia justamente em minhas mãos”, brincou o reitor, dizendo-se honrado por estar incumbido da tarefa.
Mais
O reitor mencionou ainda o apoio que a UFMA tem recebido da bancada maranhense no Congresso Nacional, cujos membros têm destinado verbas de suas emendas à instituição de ensino. “A governadora Roseana também tem ajudado bastante, pois liberou os congressistas a direcionar à universidade recursos que caberiam prioritariamente ao Estado”, salientou Natalino Salgado.

Nenhum comentário: