terça-feira, 31 de julho de 2012

Codomar fará projeto de navegabilidade no Rio Madeira, em RO

Com 1.056 km de extensão navegáveis, hidrovia começa na capital de Rondônia, Porto Velho, e vai até a foz do Rio Madeira.


BRASÍLIA - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou convênio com a Companhia Docas do Maranhão (Codomar) para a elaboração de estudos de navegabilidade no Rio Madeira. A assinatura do documento ocorreu na semana passada.
De acordo com o convênio, o Dnit vai investir R$ 6,9 milhões no projeto, que vai analisar os 1.056 quilômetros navegáveis do rio. Desde 1989, esse será o primeiro planejamento capaz de resultar em intervenções significativas para melhorar a navegação no trecho.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) terá 18 meses de duração. A Hidrovia do Madeira, por sua posição, é estratégica para o desenvolvimento regional. Ela é uma das únicas vias de transporte para quem vive nas cidades às suas margens.
A hidrovia começa em Porto Velho (RO) e vai até a foz do Rio Madeira, na confluência com o Rio Amazonas. Além de servir de via de escoamento para a produção de grãos de Mato Grosso para Manaus (AM), de onde segue para exportação, o Rio Madeira também é usado para o transporte de vários tipos de cargas: fertilizantes, derivados de petróleo, cimento, frutas, eletroeletrônicos e até veículos.
Competência - Desde 2001, a Codomar gerencia a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC), que tem atualmente na Hidrovia do Rio Madeira seu principal campo de atuação, fundamental via de escoamento para os mercados consumidores do exterior da produção de soja do Centro-Oeste, bem como da região amazônica. A Hidrovia do Madeira constitui-se praticamente como a única via de transporte para a população que vive nas cidades às suas margens, excluindo-se apenas a cidade de Humaitá (AM). Também é de competência da Codomar a Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), com sede em São Luís (MA).

Nenhum comentário: