terça-feira, 3 de maio de 2011

Cidade de Arari vai ganhar novo cais no fim deste ano

Cidade de Arari vai ganhar novo cais no fim deste ano


Márcio Henrique Sales

Da equipe de O Estado

Arari – Para estimular o turismo no município de Arari, a Prefeitura pretende inaugurar o novo cais no fim do ano. A obra, executada com recursos do Governo Federal, é avaliada em R$ 5 milhões. Quando estiver concluída, terá 400 m de extensão, três acessos para banhistas, três rampas para lanchas e jet-ski, seis quiosques e um restaurante.

Arari também é conhecida como o portal da Baixada Maranhense por ser uma das primeiras cidades da região. Localizado a 162 km de São Luís, o município de cerca de 28 mil habitantes vem despontando no cenário econômico do estado por meio da agricultura, pecuária e piscicultura. O clima da cidade gira em torno de 20º a 30°.

O fluxo de turistas aumenta em Arari por ocasião dos festejos de Nossa Senhora das Graças, do Festival da Melancia e do Festival de Surf na Pororoca, que a cada ano alcançam maior público.

Com a construção do cais, que fica em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, moradores e visitantes terão espaço seguro para contemplar e aproveitar melhor o potencial de balneabilidade (capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas) e pesca do Rio Mearim.

“Com a construção do novo cais, quero transformar Arari em uma cidade turística, pois poderemos aproveitar melhor o potencial da nossa maior riqueza natural, o Rio Mearim. O turismo gera emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores”, ressaltou o prefeito Leão Santos Neto, acrescentando que o Terminal Rodoviário e o novo estádio de futebol também serão inaugurados no fim do ano.


Vista - Durante o Carnaval, uma parte menor do cais foi liberada pela construtora a pedido do prefeito. Os 100 m da construção que foi aberta ao público proporcionou à população e aos visitantes uma vista privilegiada do Rio Mearim.

“É um local maravilhoso para contemplar o pôr-do-sol e se refrescar com a brisa suave e relaxante dos fins de tarde. Diariamente, as crianças brincam e os adultos fazem caminhada e conversam no cais”, comentou o prefeito.

Lincoln Siqueira, proprietário da Ardósia, empreiteira que executa a obra do cais, disse que ela resistirá à força das águas e até da pororoca. “É uma obra complicada de se realizar, pois o solo arariense é como um mingau. Por cima cria aquela capa dura e por baixo existe uma parte mole”, detalhou.


Pororoca - A pororoca do Rio Mearim é um grande atrativo turístico de Arari. O fenômeno de maré provocado pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas atrai para o município turistas, principalmente surfistas, para observar o fenômeno e surfar nas ondas de longa duração, que chegam a quatro metros de altura e 20 minutos de duração.

O melhor período para apreciar a pororoca é de julho a dezembro, quando o verão é mais intenso.

“Por causa da pororoca do Rio Mearim, Arari ganhou visibilidade nacional e internacional. Durante o festival, que será realizado no início de maio, quero trazer para cá a governadora Roseana Sarney e o ministro do Turismo, Pedro Novaes, para conhecer o potencial turístico do evento e pedir ajuda para asfaltar os 10 quilômetros da estrada que se estende da sede até o povoado Curral da Igreja, onde melhor se vê a pororoca. Além disso, quero construir um cais no local com restaurante e chalés”, destacou Leão Santos Neto.

Para chegar a Arari, partindo de São Luís, é preciso seguir pela BR-135 e depois pela BR-222. Ao longo da viagem, pode-se aproveitar para comprar iguarias da região nas centenas de barracas instaladas ao longo da estrada. Há também frutas e farinha.

Mais

Pororoca ou mupororoca (do tupi "poro´roka", de "poro´rog", estrondar) é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na região amazônica. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.


Nenhum comentário: