quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sorria, você está sendo filmado



Câmeras serão instaladas em vias públicas da Grande São Luís

Centro Histórico, Lagoa da Jansen e avenidas serão as primeiras a receber câmeras de vídeomonitoramento

Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado



O sistema de videomonitoramento de vias públicas da Grande São Luís começará a ser implantado a partir da próxima semana, quando deve ser assinada a ordem de serviço para o início da instalação do primeiro módulo do sistema. A assinatura do contrato dependerá da resposta do recurso apresentado por uma das três empresas concorrentes no processo licitatório. Na primeira etapa, serão instaladas 100 câmeras em pontos estratégicos da cidade. O projeto custará R$ 26 milhões, recurso já assegurado pelo Governo do Estado.
As regiões do Centro Histórico e da Lagoa da Jansen e as avenidas mais movimentadas da capital, como Litorânea, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco, onde há grande concentração de agências bancárias, serão as primeiras a receber o sistema de videomonitoramento. Em uma segunda etapa, mais 200 câmeras serão instaladas em áreas mais periféricas da cidade, onde o índice de criminalidade é acentuado. Recursos estão sendo pleiteados no Governo Federal e por emendas parlamentares.
Com a implantação do sistema de videomonitoramento, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) pretende diminuir em pelo menos 25% o índice de criminalidade nessas localidades, a exemplo de outras cidades que já utilizam o sistema, como Fortaleza (CE), que registrou queda de 31% em alguns pontos. “Nas avenidas que têm corredores bancários, onde acontecem as famosas saidinhas bancárias, pode-se reduzir o número de assaltos em até 77%”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
Serão incorporadas câmeras de última geração, com tecnologia HDTV, com qualidade de imagem excepcional. Ao lado da instalação do sistema de videomonitoramento, está prevista a mudança de toda a tecnologia de comunicação da polícia, que migrará da analógica para a digital, como já aconteceu com as mais modernas polícias do mundo e de vários estados do país. Dentro do orçamento previsto,
R$ 6 milhões serão utilizados somente para a migração, que propiciará controle mais efetivo do aparelho policial.
"Hoje, a comunicação analógica pode ser facilmente interceptada por equipamentos comprados em lojas de artigos eletrônicos. Em função disso, estamos migrando para uma tecnologia que propiciará maior segurança aos policiais, que terão mais qualidade de som e confiabilidade de 100% no sigilo desta comunicação", informou Mendes.
Também será incorporada ao sistema de videomonitoramento em São Luís tecnologia de interação da população com a polícia, já implantada no estado do Ceará. “Nos postes onde serão instaladas as câmeras, haverá botões que poderão ser acionados pelas pessoas em situação de perigo. Imediatamente entrarão em contato com a central de monitoramento, que poderá falar com elas por meio do sistema de alto-falantes que será acoplado nos postes, facilitando a prestação de socorro à população”, assegurou Mendes.
Para auxiliar o trabalho, no novo sistema de monitoramento, a partir de setembro, serão implantadas em bairros periféricos da cidade as chamadas unidades de Segurança Comunitária (USCs), um projeto melhorado das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio de Janeiro. Cada unidade estará ligada ao sistema de videomonitoramento. Os bairros serão escolhidos seguindo levantamento feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que também passa por processo de modernização.
Aluísio Mendes mencionou que tem estabelecido contato com a Prefeitura de São José de Ribamar para criar uma parceria sobre questões de segurança.

Nenhum comentário: