domingo, 24 de junho de 2012

Diversidade de atrações marca noite de sexta-feira em arraiais


No Vila Junina, no São Luís Shopping, público pôde conferir programação variada, com dança portuguesa, cacuriá e grupos de bumba meu boi.

André Lisboa
Da equipe de O Estado

Um dos arraiais mais visitados da temporada e com qualidade inegável, o terreiro Vila Junina manteve a animação na sexta-feira (22). Instalado no São Luís Shopping (Jaracati) e promovido pelo Sistema Mirante, o arraial, a ser realizado até o dia o dia 29 deste mês, recebe por noite aproximadamente 10 mil pessoas, que assistem a uma vasta programação composta pela riqueza das manifestações folclóricas do Maranhão.
A noite foi aberta pela apresentação do grupo de bumba meu boi de Mirinzal, que mostrou a alegria do sotaque de orquestra, com indumentárias brilhantes e a animação dos metais, uma das características do grupo. O público, ávido pela primeira atração, acompanhou próximo ao palco, admirando o encanto das índias, dos vaqueiros de fita e campeadores, ao som de toadas animadas. Os olhares atentos de crianças, jovens, adultos e idosos estavam voltados para o palco.
Enquanto os adultos comiam pratos típicos, as crianças corriam de um lado para o outro detonando bombas e traques ou brincavam com balões e brinquedos luminosos. Todos tiveram a atenção tomada pela beleza do figurino da Dança Portuguesa Império de Lisboa, resgatando a ancestralidade de Portugal. Com ritmo animado, giros e saltos, os brincantes do grupo mostraram um pouco do calor da cultura ibérica, transformada ao longo das décadas em cultura genuinamente maranhense.
Novidade – Turistas acompanharam admirados as atrações no palco. Houve quem estivesse quase se perdido no meio da brincadeira, por nunca ter visto uma movimentação junina tão intensa. Um deles foi o carioca Billy Grahm, que, pouco depois de desembarcar na Ilha, foi ao São Luís Shopping e pôde conferir de perto a movimentação do São João ludovicense. “Realmente tudo isso para mim é estranho. Estou a trabalho e vou a Barreirinhas neste fim de semana com a minha mulher, que deve chegar mais tarde em outro voo. Estou aproveitando esses minutos para assistir um pouco do arraial e tudo isso é muito bonito,” afirmou ele, de frente para o palco principal do Vila Junina.
Para os mais animados, o show Bumbauê, com o músico Pepê Jr., levou canções populares em ritmo brejeiro. Quadrilha, forró e toadas foram tocadas pela guitarra do versátil músico maranhense, que, seja Carnaval, São João ou Natal, adapta sua música e seu estilo para agradar o público.
Na metade da noite, o gingado sensual do Cacuriá de Dona Teté, com suas dançarinas rebolando e encarando seus pares, encheu todo o palco no compasso dos cantos e sob o comando da voz da cantora Rosa Reis. Todos ficaram encantados com os passos despojados dos dançarinos de um dos grupos de cacuriá mais respeitados do Maranhão. “Para mim, é realmente lindo. Essa dança carrega uma sensualidade despretensiosa. Parece uma brincadeira e alguns podem achá-la despudorada, mas só consigo ver beleza”, afirmou o microempresário Almir Ribeiro.
Figurinos - O Boi de Morros era esperado com ansiedade pelos brincantes, principalmente por crianças e adolescentes, encantados com os detalhes e a beleza dos figurinos dos integrantes. Um dos grupos que mais ganhou notoriedade, por seu grande número de brincantes, pelas índias bonitas e índios robustos, o Boi de Morros foi uma das atrações mais aguardadas da noite no Vila Junina. Nas mesas, quase todos se levantaram para observar os passos e ouvir as toadas do grupo de orquestra, que apresentou seu repertório marcado fortemente pela batida forte dos metais. “Gosto muito desse grupo porque ele sempre traz novidades e as pessoas são muito bonitas”, confessou a enfermeira Raquel Silva, analisando esteticamente o espetáculo.
Mas o som mais alto da noite ainda estava por vir. O troar das matracas do Batalhão do Boi da Maioba deixou aturdidos os ouvidos de milhares de pessoas que foram ao Vila Junina. Centenas de espectadores foram ontem ao terreiro apenas para ver a grandeza do grupo, que foi batizado ontem, em grande cerimônia no bairro. “Ainda estamos com as velhas indumentárias, mas o clima de alegria e a força de nossa fé mantêm viva toda a brincadeira. Na véspera de São João, vamos batizar nosso boi e o que nos dará mais força ainda”, explicou José Inaldo, presidente do grupo.

Comidas típicas chamam a atenção de frequentadores


Nas barracas de venda de comidas, o prato típico, com arroz de cuxá, farofa, torta de camarão, foi o produto mais vendido. Milhares de pessoas compraram os alimentos comercializados por universitários de diversos cursos, que buscavam angariar dinheiro para fazer festas de formatura.
O trabalho árduo não intimidou os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Comandada pela estudante Amanda Corrêa, a barraca oferecia todos os produtos típicos da culinária maranhense. “Está dando um bom retorno e temos trabalhado muito. Estamos tentando fazer uma festa e, com certeza, vai valer a pena todo o investimento”, afirmou a estudante.
Do outro lado, na concorrência, os estudantes do curso de Direito do Uniceuma também não perderam um minuto para atender o público. Uma tropa de formandos preparava os pratos e a outra servia. Para a garçonete Késsia Gomes, o trabalho era recompensador. “Estamos aqui servindo o público e ainda aproveitando para assistir a um pouco do arraial”, afirmou ela.

Nenhum comentário: