quinta-feira, 31 de maio de 2012

Capital maranhense sedia congresso do Skal, que reúne representantes da rede hoteleira e do setor turístico.


Congresso nacional voltado para o turismo é apresentado em São Luís

Foi apresentada, na tarde de ontem, em entrevista coletiva à imprensa, a 42ª edição do Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, evento que conta com a participação de representantes da rede hoteleira e do setor turístico e que, pela primeira vez, ocorre no Maranhão. Na ocasião, foram divulgadas a programação da reunião e as expectativas do estado, em termos de novos investimentos ao trade turístico do estado. À noite, ocorreu a abertura oficial do Congresso, no Teatro Artur Azevedo, com a presença de autoridades.
Segundo a presidente do Skal Brasil, Ana Carolina Medeiros, o Congresso ocorrerá em São Luís, em alusão ao quarto centenário que a capital maranhense completará em setembro deste ano. “Fizemos a escolha por São Luís, pois já queríamos trazer a nossa reunião para cá há algum tempo. A cidade concorria com outras duas capitais, Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), e uma terceira que, durante a candidatura, desistiu de concorrer. Mesmo diante desta disputa, São Luís recebeu o privilégio de sediar tal evento”, disse Ana Carolina Medeiros. Presente ao ato, o presidente da 42ª edição do Congresso Skal, Marcelo Saldanha, e a presidente do Skal em São Luís, Sabrina Martins.
Força do estado - Para o secretário estadual de Turismo, Jura Filho, a vinda de um evento como o Skal mostra a força do estado no cenário nacional e internacional. “Recentemente recebemos a Brazil National Tourism Mart [BNTM], que foi uma reunião que alavancou a nossa política de divulgação do Maranhão para o Brasil e o mundo. Esperamos que a realização do congresso do Skal, grupo importante para o turismo, atraia novos visitantes para a capital e todo o estado”, declarou o secretário.
Jura Filho fez uma alusão especial a Barreirinhas, apontando o aumento no número de visitantes na cidade. Ele informou que, nos últimos anos, o montante total para o estado, com a instalação de empresas e indústrias, chega à casa dos R$ 100 bilhões. “Recebemos projetos que foram ou serão importantes para o desenvolvimento do Maranhão, como a Refinaria Premium da Petrobras, além de fábricas de celulose e a empresa OGX, que explora a perfuração de poços de gás natural. Com esse valor arrecadado, teremos condições de implementar o Plano Maior 2010-2020, uma das principais metas traçadas pelo Governo do Estado”, afirmou. “No segundo semestre deste ano, vamos dar início à revitalização da Rua Grande, para que seja um local de visitação turística num futuro breve” , acrescentou.
Hoje pela manhã, haverá reunião de membros do Skal em Barreirinhas. Amanhã, acontecerá o plantio de mudas de buriti, também na cidade dos Lençóis Maranhenses.
No sábado, os representantes do Skal vão participar de um passeio até a cidade balneária de São José de Ribamar.
Já no domingo, ocorrerá o encerramento do Congresso, com a presença do presidente internacional do Skal, Enrique Quesada.

Mais

O Skal é uma associação de profissionais de turismo com sede brasileira no Rio de Janeiro e internacional na Espanha. O objetivo é promover o turismo local por meio de relacionamento. Participam do Skal todos os ramos da indústria de viagens e turismo, associados, gestores da indústria e executivos. De acordo com a presidente do Skal em São Luís, Sabrina Martins, em todas as reuniões organizadas pelo grupo, as sugestões que visam melhorias para o turismo são encaminhadas aos gestores públicos. “Aqui no Maranhão, isso não será diferente. Espero que as discussões sejam produtivas e que, juntos, possamos apontar soluções às autoridades”, disse Ana Carolina Medeiros.

Nenhum comentário: