domingo, 18 de março de 2012

Maranhense em produção nacional



Cineasta Arturo Sabóia está gravando seu novo curta-metragem, Acalanto, que tem no elenco os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Léa Garcia.

Evandro Júnior
Da equipe de O Estado

A adaptação da obra do escritor moçambicano Mia Couto, Acalanto é o mais recente curta-metragem do cineasta maranhense Arturo Sabóia. O filme será rodado integralmente no Centro Histórico de São Luís e traz no elenco dois atores com reconhecimento nacional: Luiz Carlos Vasconcelos e Léa Garcia. Hoje, os atores que começaram a gravar desde a tarde de sexta-feira farão as primeiras cenas em locações externas. O curta, após esta etapa, seguirá para pós-produção no Rio de Janeiro e São Paulo.
Acalanto conta a história de uma velha senhora analfabeta que busca amenizar a saudade do filho ao solicitar insistentemente a um conhecido, funcionário de uma repartição pública, que leia repetidas vezes a mesma velha e única carta enviada há 10 anos a ela pelo saudoso rebento.
A obra está inscrita na Lei Rouanet, que permite às empresas destinaram parte de seus impostos a projetos culturais, e já conta com patrocínios da Internacional Marítima e EMAP, e apoio da TAM, Secretaria Municipal de Turismo, Harms, Convention & Visitors Bureau, além da Pousada Portas da Amazônia, Restaurante do Senac, Sage Publicidade, Oito Produções, entre outros. Logo após as filmagens, a equipe se lançará para a busca da captação de mais recursos, pois a ideia é que a viabilização da pós-produção aconteça em laboratórios modernos no Rio de Janeiro e São Paulo.
“Acalanto não é minha primeira incursão cinematográfica na obra de Mia Couto. Meu filme anterior, Borralho, também era uma adaptação de seu trabalho na literatura. O universo fabular e metafórico contido em seus livros, desde muito tempo, me fascina”, diz Arturo Sabóia, também co-roteirista do filme Pelo Ouvido, vencedor de mais de 12 prêmios nacionais e internacionais, e ainda selecionado para mais de 60 festivais ao redor do mundo.
Com Borralho, o cineasta venceu mais de 15 prêmios nacionais e internacionais. O mesmo sucesso, ele pretende obter com Acalanto. A escolha dos atores para o filme também é importante para o sucesso da produção. Luiz Carlos Vasconcelos é ator consagrado no cinema, televisão e teatro. Luiz atuou em filmes de grande repercussão, como Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington, O primeiro dia e Abril despedaçado, ambos de Walter Salles, e Carandiru, de Hector Babenco, entre outros.
Na televisão, atuou na premiada série A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho e, mais recentemente, na novela global A vida da gente.
Léa Garcia, por sua vez, é atriz com mais de 50 anos de carreira na televisão, teatro e cinema. Já foi indicada a melhor atriz no prestigioso Festival de Cannes, por seu trabalho no filme Orfeu Negro, do cineasta francês Marcel Camus. Entre inúmeros trabalhos na televisão, seu papel em Escrava Isaura obteve enorme sucesso.
Imaginação - De acordo com Arturo Sabóia, o filme fala da importância da imaginação como paliativo do cotidiano. É justamente isso, conforme ele, que orienta o dia a dia dos personagens, que resgatam juntos o lado lúdico e esperançoso da vida, mesmo diante de tantas adversidades.
“O filme está sendo realizado num momento muito apropriado, que é durante o aniversário de 400 anos de São Luís. E o centro histórico da cidade, palco de tantos acontecimentos ao longo desses quatro séculos, funciona como um espaço físico perfeitamente integrado à narrativa contada. Ele próprio é uma extensão dos personagens do filme”, diz Sabóia.
Para o cineasta, é uma honra fazer esse filme com uma equipe incrível e afinada. “Todos nós entramos numa sintonia muito bonita durante o processo de concepção do filme. Desde os atores, pelos quais eu nutro uma admiração de longa data, até a equipe técnica, tanto daqui de São Luís, como de outras localidades que estão aqui vindos do Rio, São Paulo, Brasília e França, fato que acaba tornando esse intercâmbio extremamente produtivo e salutar”, diz Arturo.
Ele revela que toda a equipe de Acalanto entrou em uma sintonia muito coesa durante todo o processo de concepção do filme. “É também importante destacar a colaboração fundamental da produtora executiva do filme, Cássia Melo, e do produtor Beto Matuque, que reuniram todos os elementos para que a viabilização do curta se tornasse possível”.
Segundo Arturo Saboia, o objetivo, logo após as filmagens, é terminar de captar os recursos financeiros que faltam para a pós-produção do filme. Assim que estiver completamente finalizado, ele será lançado em festivais ao redor do Brasil e do mundo.

Serviço


• O quê
Filmagem de Acalanto, do cineasta maranhense Arturo Sabóia, com os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Léa Garcia
• Quando
Em processo de filmagem
• Onde
Centro Histórico de São Luís

Nenhum comentário: