Foto:mateus lobato
Durante uma semana o Boi de Morros esteve no Rio de Janeiro. Juntamente com outros grupos de bumba-meu-boi, o Boi de Morros veio representar o Maranhão, mais especificamente a forte manifestação cultural na ilha de São Luís, no desfile da Beija-Flor, cujo enredo era “Sao Luis: O Poema Encantado do Maranhão”. Com o apoio do Governo do Estado, os grupos maranhenses fizeram bonito na Marquês de Sapucaí e mostraram para o público o que é o Bumba Boi. Mas o Boi de Morros queria mais. Consciente do belo desfile que fez na avenida, o grupo decidiu por conta própria permanecer na capital fluminense para o grande desfile das campeãs, realizado no último sábado.
As experiências que o Boi de Morros teve durante uma semana no Rio de Janeiro foram inesquecíveis. O grupo esteve hospedado na Ilha do Governador e fez passeios às praias de Ipanema, Copacabana, Arpoador, Lapa, Estádio do Engenhão nos jogos das semifinais do carioca, Churrasco na residência do diretor da Beija-Flor (Laíla) e tantos outros.
O leque de passeios do grupo foi encerrado ontem, 25, aos pés do Cristo Redentor. Emocionados, os brincantes maranhenses agradeceram a Deus por essa grande oportunidade de estar em terras cariocas representando Sao Luis. Tudo isso, na avaliação do grupo, valeu mais do que os quatro milhões que o Boi de Morros recebeu do Governo do Estado, segundo difamação publicada de forma IRRESPONSÁVEL pelo “jornalista” maranhense JM Cunha Santos em seu blog.
Diferentemente do referido blogueiro , que se preocupa apenas com o valor vil do dinheiro, tal qual Judas, que por trinta moedas se entregou ao diabo, o Boi de Morros e o Governo do Estado viram muito além disso. Conceberam na grandeza de um evento como o carnaval do Rio de Janeiro e, ainda, numa grande Escola como a Beija-Flor, a oportunidade de mostrar o que temos de melhor: nossos valores, nossa história, nosso patrimônio e a identidade de nosso povo. Estar na avenida cantando, brincando e defendendo nossa Sao Luís vale muito mais que milhões, pelo contrário, não tem preço.
Ontem, 25, entramos novamente na Marquês de Sapucaí para o desfile das campeãs pela Beija-Flor de Nilópolis. E, mais uma vez, a cultura do Maranhão foi defendida com garra e brilhantismo pelo Boi de Morros, Barrica e Axixá. Mostramos para o mundo inteiro quem somos e o que fazemos.
O Boi de Morros esta profundamente agradecido ao Governo do Estado na pessoa da Excelentíssima Governadora Roseana Sarney, pela grande iniciativa e a todos que conseguem ver a verdadeira grandeza que é mostrar para o mundo a identidade de um povo que é a cultura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário