quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prefeitura reinicia lavagem de alta pressão em logradouros do Centro Histórico



Equipamento faz extração residual em alta pressão na Escadaria Humberto de Campos
Equipamento faz extração residual em alta pressão na Escadaria Humberto de Campos

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços (Semosp), reiniciou a lavagem de alta pressão em pontos do Centro Histórico da capital. A ação, que teve como ponto de partida a Escadaria Humberto de Campos, faz parte do projeto municipal "Aliança pelo Centro Histórico".

A iniciativa tem o objetivo de implantar um sistema de gestão compartilhada (poderes públicos, iniciativa privada e sociedade civil) para monitorar e realizar serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais no local.

A intervenção passará por praças, escadarias, ruas, becos, entre outras localidades consideradas pontos turísticos. Segundo o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o Centro Histórico tem melhorado visivelmente.

"As medidas de melhoria no Centro já têm sido percebidas e elogiadas por pessoas ligadas ao turismo local. Ainda tem muito a ser feito, mas já é um início. A lavagem, o aumento no recolhimento do lixo e ações de sensibilização têm surtido efeito no ambiente. Em breve, implantaremos as lixeiras para que os transeuntes possam colocar seus resíduos em local apropriado", disse.

Liviomar lembrou a importância da participação dos comerciantes e da população na preservação do Centro Histórico e também no apoio aos serviços prestados pela Prefeitura, enfatizando, ainda, que o município tomará medidas cabíveis quanto a alguns restaurantes que descartam seu lixo nas vias sem qualquer tipo de acondicionamento próprio.

"Infelizmente, proprietários de restaurantes jogam lixo em qualquer lugar, desrespeitando a comunidade, os turistas e a lei. Fizemos visitas aos estabelecimentos informando a frequência do recolhimento do lixo. Entregamos folders e falamos da importância do Centro Histórico limpo, tanto para o turismo, quanto para as empresas", explicou.

Nenhum comentário: