sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A estimativa de investimentos para o Porto do Itaqui é de aproximadamente R$ 1 bilhão.


Investimentos no Itaqui ampliarão postos de trabalho


Investimentos no Itaqui ampliarão postos de trabalho



SÃO LUÍS - Entre 2012 e 2016, a estimativa de investimentos já definidos para o Porto do Itaqui, em São Luís, é de aproximadamente R$ 1 bilhão. Serão R$ 250 milhões, de recursos próprios da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que serão somados aos R$ 540 milhões da iniciativa privada e aos R$ 150 milhões do Governo Federal.

A expectativa é que nos próximos 20 anos a Emap faça investimentos globais da ordem de R$ 6 bilhões, distribuídos em 90 novos projetos. Com isso, serão criados 6.500 empregos diretos e 32 mil indiretos.

Postos de trabalho na área portuária serão ampliados com projetos de expansão do porto, por meio de obras e serviços como o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e crescimento em 40% da movimentação de granéis líquidos com a construção do berço 108. Essas iniciativas contam com recursos privados e devem entrar em operação ao final de 2013.

Foi-se a época na qual os trabalhadores portuários se destacavam pela força física. Com a modernização dos portos e a instalação de equipamentos de última geração, a qualificação do profissional passou a ser diferencial. Atualmente, 90% da mão de obra credenciada no Órgão Gestor da Mão de Obra Portuária (OGMO-Itaqui), responsável pela escalação dos chamados Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) têm, no mínimo, o ensino médio completo.

A criação do OGMO, por meio da Lei dos Portos de 8.630/93, é outra conquista dos TPAs. Por meio desta instituição, os profissionais portuários asseguraram direitos, deveres e maior segurança no trabalho. Cerca de 250 profissionais são registrados no OGMO. Entre as mais diversas atividades portuárias desenvolvidas por eles estão; conferentes, estivadores, atracadores, enlonadores, empilhadores, carregador de navio, entre outros.

A contribuição dos TPA´s é importante para uma expansão portuária sustentável. Atualmente, tais profissionais participam das reuniões do planejamento operacional. De acordo com o Diretor de Operações da EMAP, Gustavo Lago, a colaboração desses trabalhadores é determinante para que a operação portuária seja eficiente, ágil e segura. “Percebe-se um profissional focado no crescimento, na qualificação e interessado em acompanhar a expansão do Itaqui”, ressaltou.

Rosielson Araújo Campos tem como plano para 2012 cursar faculdade. Atualmente, ele trabalha como amarrador no Itaqui e ingressou por meio de um curso técnico em 2009. “Quero crescer com a expansão do Itaqui e vejo oportunidades para isso, mas temos que nos preparar, pois a qualificação pesa”, enfatizou. Ele lembra que, até para conquistar a vaga de amarrador, teve que passar por testes. “Fui submetido a uma prova prática sobre operações para ingressar no porto, se não estudasse não conseguiria a vaga”, destacou.

Gledson Silva é amarrador de navios, um trabalho portuário que consiste na amarração da embarcação no cais. Desde a criação da Emap, ele vem se especializando somente na amarração. As turmas de amarradores trabalham monitoradas por técnicos em segurança, trabalhador portuário que tem como função verificar a utilização dos equipamentos de segurança, visando garantir a integridade física do trabalhador e a produtividade nas operações. “Em 2011, não foi registrado nenhum acidente grave nas nossas operações”, destacou o gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Emap, Emanoel Varão, acrescentando que “acidente zero” é um dos principais compromissos assumidos pela empresa.

Dia do Portuário

No Dia do Portuário, comemorado neste sábado (28), em alusão à Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas, na época em que a família real mudou-se para o Brasil, as expectativas de crescimento do setor são bastante animadoras. Prova disso, é o crescente interesse de grandes empresas em instalar suas plantas industriais no Estado.

Além dos trabalhadores avulsos, mão de obra indispensável ao funcionamento de qualquer porto, outras áreas serão igualmente demandadas, tais como: Engenharia, Técnico em Segurança, em Meio Ambiente e especialistas em Petróleo e Gás.

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