A Prefeitura de São Luís está desenvolvendo um extenso projeto de melhoria e ampliação do parque de iluminação pública da capital. Na administração do prefeito João Castelo, já foram acrescidos 8.400 pontos de luz, de um total de 87 mil existentes.
A obra do novo parque de iluminação pública da capital com padrão ornamental e uniformidade luminotécnica está sendo gradativamente executado pela Prefeitura em avenidas e bairros das zonas Urbana e Rural de São Luís com investimentos da ordem de R$ 11 milhões.
No rol de obras e ações para as comemorações dos 400 anos de São Luís, a meta do prefeito João Castelo é deixar a cidade com uma iluminação mais eficiente e moderna abrangendo e beneficiando o maior número de pontos e locais do município.
Em relação às avenidas, a modernização e eficientização da iluminação pública iniciou-se pela avenida Guajajaras, compreendendo a Forquilha até a rotatória do aeroporto, numa extensão de aproximadamente 4,5 km. Foram instalados, no canteiro central, 125 postes circulares de concreto e conicidade reduzida, com 208 luminárias modernas de maior eficiência luminosa, equipadas com reator e lâmpadas a vapor metálico de sódio de 400Watts/220Volts.
As lâmpadas foram fixadas em 125 braços ornamentais nas cores verde e azul, padronizadas à marca da Prefeitura de São Luís. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) utilizou, aproximadamente, 20 mil metros de cabo de cobre unipolar com isolação de 1KV e bitola de 16/25 mm.
De acordo com o superintendente de Iluminação Pública da Semosp, Clóvis Paes, a iluminação na Guajajaras era bilateral e foi transferida para o canteiro central. "Com a medida, demos um padrão de luminosidade bem mais uniforme e de qualidade. A tecnologia das lâmpadas na avenida era antiga, a sua vida útil estava no fim. Agora, depois dos trabalhos, está muito mais eficiente", explicou.
Já na Avenida dos Holandeses o novo sistema de iluminação foi feito em três etapas. A primeira compreende o retorno do São Francisco até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, no Calhau; a segunda do retorno da PM até o retorno da Avenida Daniel de La Touche; e a terceira da rotatória da Daniel de La Touche até o limite do município de São José de Ribamar, no Araçagi.
Nas três etapas, que perfazem um total de 14 km, foram colocados 339 postes circulares (cônicos) de concreto, de 13 m de altura, 660 luminárias com lâmpadas de 400 watts a vapor de sódio e aproximadamente 50 mil metros de cabos de cobre de isolação dupla.
A Prefeitura substituiu a iluminação bilateral (considerada deficitária) por um novo sistema no canteiro central, utilizando luminárias eficientes e de alta tecnologia, o que proporciona uniformidade na iluminação e melhor qualidade luminosa.
Os mesmos serviços de modernização e eficientização da iluminação pública foram executados também nas avenidas Santos Dumont, Carlos Vasconcelos, Nossa Senhora da Vitória e Amaral de Matos.
Iluminação de monumentos e praças- A gestão municipal realizou também a iluminação artística de monumentos. O projeto contemplou a Pedra da Memória (Avenida Beira-Mar), o Talude da Praça Maria Aragão e o Monumento do Pescador, na Avenida Litorânea.
Segundo Clóvis Paes, foi utilizada uma iluminação decorativa para destaque dos monumentos por meio de projetos de luminotécnica. "São projetores de lâmpadas instalados e embutidos no piso para destacar os detalhes combinando luzes e cores, o que resgata, valoriza e perpetua a memória da cidade", ressaltou.
A Prefeitura também atuou na modernização da iluminação pública das praças de passeio de São Luís. Entre elas, destaca-se os trabalhos de revitalização da iluminação da praça vereadora "Lia Varella" (Cohab), São Marçal (João Paulo) e das Flores (Renascença). Segundo o superintendente da Semosp, a ação visa proporcionar lazer mais seguro aos frequentadores.
"Foram retiradas a iluminação existente e deficitária e implantada uma nova com iluminarias decorativas, de grande eficiência energética em postes metálicos", frisou Clovis Paes.
Quanto às praças desportivas da cidade, foram também implementados serviços de recuperação da iluminação. No estádio municipal Nhozinho Santos, executou-se um ajuste do índice de iluminação do estádio para atender exigências da CBF/Copa do Brasil, bem como as normas técnicas para prática desportiva de competições oficiais.
Os serviços consistiram na substituição de todos os projetores das torres metálicas que foram colocados nas torres de concreto. Houve ainda um reforço na iluminação nas marquises.
No estádio, no geral, foram adicionados mais 46 projetores - 30 projetores de 1.000 watts a vapor metálico e 16 de 2.000 watts a vapor metálico.
Nas praças desportivas de bairros ocorreu a implantação da iluminação no campo do Tocão (Jardim São Cristóvão) e do estádio Ananias Silva, o Fecurão, na Cohab. Em cada um deles, foram instalados, ao todo, 36 projetores de 1000 watts de potência a vapor metálico em 6 torres (15 metros) de poste circular de concreto e colocado um transformador exclusivo para sustentar a iluminação.
Zonas Urbana e Rural - A Prefeitura de São Luís já realizou a eficientização do sistema de iluminação pública em mais de 40 bairros, nos quais Anil, Anjo da Guarda, São Cristóvão, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Coroadinho, Divinéia, Cohatrac, São Francisco, Turu, Coroadinho, Areinha, Bairro de Fátima, Centro etc. e também na Zona Rural, como Cajupari, Colier, Coquilho, Andiroba, Quebra Pote, Tajaçuaba, Arraial entre outros.
Os serviços relacionaram-se à substituição de lâmpadas, braços e iluminarias para a colocação de lâmpadas mais eficientes em termos luminotécnicos, isto é, iluminação melhor e com o consumo de energia menor.
Obras em execução - O superintendente de Iluminação Pública destacou ainda as obras em execução. Ele citou a iluminação artística do Mercado da Praia Grande (Casa das Tulhas); a modernização e eficientização da iluminação das pontes Bandeira Tribuzi, Newton Bello e Hilton Rodrigues; e a recuperação da iluminação artística da Ponte José Sarney (pilares e vigas com luzes monocromáticas).
Além disso, Clóvis lista a revitalização da iluminação do Centro Histórico (Reviver) e do muro da Beira-Mar, com a recuperação dos cabos e quadros de comando, sendo feita a reposição dos postes e lampiões vandalizados.
Clóvis lembrou que a Prefeitura disponibiliza uma central de atendimento (Call Center) à população, através do número 0800 284 8082, para atender reclamações de lâmpadas apagadas ou acesas durante o dia, ações de vandalismo, furtos de cabo, postes derrubados e outras demandas inerentes à iluminação pública. O serviço é 24 horas e a ligação é gratuita.
Decoração natalina - Com a festa natalina e a chegada do ano do quarto centenário da capital, a Prefeitura de São Luís desenvolveu um projeto de decoração especial para este ano, onde, ao todo, a cidade tem 11 árvores espalhadas, decoradas e iluminadas com milhares de microlâmpadas, bem como laços de bolas nas cores verde e vermelha, sendo que a principal é a da Praça Maria Aragão, a maior do Nordeste do país, que mede 54 metros e pesa 180 toneladas.
A Praça Maria Aragão recebeu ainda um presépio gigante e a Casa de Papai Noel, que ganharam também iluminação especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário