A Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que o navio de transporte de minérios Vale Beijing, a serviço da Vale, apresentou rachaduras na parte inferior de um de seus tanques de lastro, causando a entrada de água na embarcação. O acidente ocorreu na noite de sábado (3). Segundo o site de tráfego marítimo Marine Traffic, o cargueiro de bandeira de Marshall Islands está amarrado no Píer 1 do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. A embarcação tem 361 metros de comprimento e 65 metros de largura. De acordo com a nota enviada pela Capitania dos Portos do Maranhão, que não apontou as causas do acidente, a situação está sob controle pela tripulação do navio, que com a sua equipe de combate a sinistros consegue manter a flutuação do navio em níveis de segurança. O informe relatou que vistoriadores da Sociedade Classificadora do navio encontram-se a bordo para acompanhar e executar a avaliação técnica. A Marinha também informa que será aberto o competente Inquérito Administrativo para apurar os fatos. Novo - O Vale Beijing atracou na Ponta da Madeira para fazer o seu primeiro carregamento de minério de ferro. Trata-se da primeira viagem do cargueiro, cuja capacidade é de 390 mil toneladas. Ele é da pertencente à classe ValeMax, os maiores graneleiros do mundo, encomendados pela Vale. O primeiro da categoria foi o Vale Brasil, que foi carregado em maio de 2010 na Ponta da Madeira. Logo depois foram entregues os navios Vale Itália e Vale Rio de Janeiro. O carregamento teria como destino países da Ásia e da Europa. O site Marine Traffic aponta que há três embarcações cargueiras ancoradas no terminal. O navio STX Orchid, fabricado pela empresa sul-coreana Pan Ocean, está atracado no Píer 3 Sul. Trata-se de um cargueiro com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura, que opera para a Vale. Já o navio Pounda, de bandeira de Malta, está parado no Píer 3 Norte. Ele tem 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. HistóriaNo dia 11 de novembro deste ano, o acidente com o navio Trade Daring, de bandeira cipriota, completou 16 anos. Essa foi a pior tragédia ocorrida no Terminal Ponta da Madeira. O graneleiro partiu-se ao meio na altura dos porões três e quatro, durante uma operação de carregamento de minério de ferro e manganês. A embarcação não resistiu ao peso da carga e dobrou-se em duas partes, deixando à mostra para fora da linha da água somente a proa e a popa. A carga que deveria ser recebida pelo navio totalizava 139 mil toneladas – 55 mil toneladas de manganês e 75.390 toneladas de minério de ferro. A embarcação transportaria o material com destino ao porto de Dunkeke, na França. Ao alcançar a marca das 83 mil toneladas de carregamento, ocorreu o acidente.
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