segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seminário Internacional de Logística começa hoje em SL




A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com o Governo do Estado, promove, hoje e amanhã, o I Seminário Internacional de Logística, Base para o Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com abertura marcada para as 9h.
O evento constará de palestras, painéis e debates nos quais serão discutidas as políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da logística do Brasil e apresentadas soluções para a melhoria da relação porto-cidade. O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, explica que a escolha de São Luís para sediar o primeiro seminário deu-se pelas suas potencialidades logísticas, Complexo Portuário de São Luís (Itaqui, Ponta da Madeira e porto da Alumar) e sua localização geográfica privilegiada, que colocou seu complexo portuário entre os sete mais estratégicos do país.
Um outro aspecto que será enfocado no Seminário será as potencialidades de transporte hidroviário existente no Brasil, atualmente 60% do transporte da produção é feito por via rodoviária. "Redução do valor do frete, encurtamento de distâncias e até melhoria da qualidade de vida de quem faz o transporte são algumas das vantagens do transporte hidroviário", ressalta o diretor.
Destaques - Para a palestra de abertura, de acordo com a programação divulgada ontem, foi convidado o ministro Paulo Passos (Transportes), que abordará o tema A Infraestrutura de transportes para o desenvolvimento do Brasil.
Em seguida, será a vez do ministro Leônidas Cristino (Secretaria de Portos), que falará da logística brasileira sob a ótica do setor portuário. Destaque também para a palestra de Fernando Fialho, sobre os avanços e a sustentabilidade da logística brasileira; e também a palestra com Luiz Fossati, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que falará do Complexo Portuário de São Luís.

Programação de hoje


9h - Cerimônia de abertura.
10h - Palestra: A infraestrutura de transportes para o desenvolvimento do Brasil, com o ministro Paulo Passos (Transportes)
10h40 - Palestra: A logística brasileira sob a ótica do setor portuário, com Leônidas Cristino, ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP).
11h20 - Palestra: Os desafios de um município portuário, com João Papa, prefeito de Santos (SP) e Presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP).
12h - Palestra: Os avanços e a sustentabilidade da logística brasileira, com Fernando Fialho, diretor-geral da Antaq.
14h30 - Painel I: Modelos referenciais e experiências nacionais e internacionais, moderado pelo senador Edison Lobão Filho (PMDB/MA)
14h30 - Palestra: A hidrovia no desenvolvimento portuário, com Frederico Bussinger, consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelta)
14h50 - Palestra: O Complexo Portuário de São Luís (Itaqui), com Luiz Fossati, presidente da Emap.
15h10 - Palestra: O futuro do Brasil: setor portuário eficiente e autossustentável - o modelo do Porto de Roterdã, com Duna Uribe, líder de projetos do Porto de Roterdã Internacional.
16h20 - Painel II: Meio Ambiente, moderado pelo deputado federal Edson Bez de Oliveira (PMDB/SC), coordenador de Portos e Vias Navegáveis da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional da Câmara dos Deputados.
16h20 - Palestra: Contexto mundial de desenvolvimento sustentável e suas relações com a Rio+20, com o deputado federal Sarney Filho (PV/MA)
16h40 - Palestra: O uso múltiplo das águas, com Paulo Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).
17h - Palestra: Compensação ambiental, com o promotor Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, Ministério Público do Maranhão.
17h20 - Palestra: A hidrovia que garante competitividade e sustentabilidade, com Antônio Ballan, diretor de logística da Caramuru Alimentos S.A.
18h - Encerramento do 1º dia.

Nenhum comentário: