terça-feira, 16 de agosto de 2011

Frota de São Luís teve segundo maior crescimento entre capitais neste ano



Frota de São Luís teve segundo maior crescimento entre capitais neste ano

Jock Dean
Da equipe de O Estado

A frota de veículos de São Luís teve o segundo maior crescimento entre as capitais brasileiras no primeiro semestre deste ano. O aumento da frota foi superior a 5%, segundo relatório elaborado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Nesse período, mais 13.072 carros passaram a circular pelas ruas e avenidas da capital. O número maior de veículos nas ruas traz como consequências o trânsito cada vez mais congestionado e os condutores cometendo infrações.
De acordo com os dados do Denatran, Porto Velho (RO) foi a capital brasileira com o maior crescimento da frota de veículos de janeiro a junho deste ano. Em junho, 174.289 veículos trafegavam pela capital roraimense, 6,82% a mais que no começo do ano. São Paulo aparece como a capital com o menor crescimento da frota de veículos, apenas 1,76%. A frota paulistana, que era de 6.402.353 veículos, passou para 6.515.410.
São Luís teve o segundo maior crescimento nacional. Em janeiro deste ano, 250.528 veículos circulavam pela capital maranhense. No fim de junho, o total era de 263.600. No relatório do Denatran, são considerados 20 tipos diferentes de veículos. Entre eles, os que mais cresceram em São Luís foram os automóveis (carros de passeio). Nos primeiros seis meses, 5.272 carros novos chegaram às ruas em São Luís. A média é de quase um carro a mais por dia. As motocicletas tiveram o segundo maior crescimento com 4.566 novos veículos do tipo rodando pela cidade, totalizando 761 motos novas a cada mês.
Renda - A Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) atribui o crescimento da frota local à melhoria da renda da população, resultado do crescimento econômico do estado, que se reflete na capital, e à facilidade de acesso ao crédito. "Por esse ângulo, vemos esse aumento como um ponto positivo, pois significa que estamos em um nível maior de desenvolvimento nos últimos anos", avaliou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito. Nos últimos 10 anos, a frota da capital cresceu em média 7% e teve o oitavo maior crescimento entre as 26 capitais brasileiras entre os anos de 2001 e 2009.
Leandro Araújo é dono de um dos quase 6 mil novos veículos que circulam em São Luís. A compra ocorreu em abril e só foi possível depois que ele mudou de emprego. "Eu atuava em uma área diferente da em que me formei. Após quase dois anos de ter terminado o curso, surgiu uma oportunidade nova de emprego e com todas as facilidades oferecidas pelas concessionárias de veículos resolvi comprar um carro enquanto ao tenho outras despesas que comprometam meu orçamento", afirmou.
Mas Roberval Lopes frisa que o aumento no número de veículos tem um aspecto negativo. Mais carros nas ruas significam congestionamentos maiores. Retorno da Forquilha, Avenida Jerônimo de Albuquerque (na altura do Cohafuma, Curva do 90 e Elevado da Cohab), Avenida dos Franceses (próximo ao Elevado Alcione Nazaré), Avenida Daniel de La Touche (sentido Ipase/Maranhão Novo e Cohama) são apenas alguns dos principais pontos de engarrafamentos de São Luís, sobretudo nos horários de pico (das 6h às 8h e das 17h às 19h).

Nenhum comentário: