terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aeroporto Marechal Cunha Machado é prioridade, diz presidente da Infraero


Aeroporto Marechal Cunha Machado é prioridade, diz presidente da Infraero



O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Matos do Vale, vistoriou ontem o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, após encontro com a Governadora Roseana Sarney, e declarou que a reforma do terminal de passageiros de São Luís é a prioridade da companhia para este segundo semestre. Gustavo do Vale estava acompanhado do superintendente da Regional Norte da Infraero, Paulo Roberto Costa, e do procurador jurídico da Regional Nordeste, Francisco Alencar Júnior. O processo de licitação da obra de recuperação do aeroporto foi iniciado ontem. Os serviços devem ser concluídos em dezembro deste ano.
Confiante em relação às intervenções que deverão ser feitas no aeroporto, Gustavo do Vale disse que a primeira determinação da direção nacional da Infraero à superintendência estadual, diz respeito à conclusão dos serviços na pista de voo. “Nosso objetivo é de que esta obra seja encerrada o mais rápido possível”, destacou.
Ele garantiu que o cronograma de obras está mantido, mesmo com o fracasso do primeiro processo de licitação, e que a recuperação da cobertura do terminal de passageiros do Marechal Cunha Machado ficará pronta ainda este ano. “Hoje [ontem], nós temos uma licitação, que é a segunda, para contratar uma empresa para iniciar esse projeto. Dentro do nosso cronograma, a obra ficará pronta até o início de dezembro e, juntamente com ela, nós iremos licitar a parte de ampliação do desembarque, já que os projetos deverão ficar prontos ainda no segundo semestre. Posteriormente, faremos a terceira fase, que será a obra da área de embarque”, completou.
Segundo Gustavo do Vale, o aeroporto de São Luís, juntamente com os aeroportos de Vitória Goiânia e Macapá, são os que mais preocupam a companhia. “Minha vinda aqui a São Luís é para dizer que o aeroporto, tanto em termos de acomodação como em termos de estrutura aeroportuária é a nossa prioridade absoluta, como tive a oportunidade de dizer há pouco para a governadora. Em nome da companhia, vim dizer ao povo do Maranhão que a Infraero irá resgatar tudo o que deixou de fazer nos últimos tempos e tornar São Luís uma prioridade”, enfatizou.
Outra questão discutida pelo presidente da Infraero durante a vistoria no aeroporto foi a respeito do status de “internacional” do terminal. O titulo foi perdido após vistorias da Receita Federal no local, por conta das péssimas condições do espaço, desconforto e transtornos causados aos usuários. “O status de ‘internacional’ vai voltar, com certeza absoluta. Já estamos em contato com a Receita Federal. O processo de licitação para a realização das obras foi lançado hoje [ontem], de modo que o mais rápido possível o aeroporto voltará a funcionar como anteriormente”, destacou.

Governadora recebe Gustavo do Vale e fala de obras no terminal


Encontro foi realizado no Palácio dos Leões, antes de vistoria no terminal de passageiros
A governadora Roseana Sarney se reuniu ontem com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, que fez um balanço das ações do Governo Federal para recuperar o Aeroporto Marechal Cunha Machado. A governadora tem cobrado celeridade nas obras de recuperação e ampliação do aeroporto, realizada desde março deste ano, e que tem causado transtornos aos passageiros de São Luís e aos turistas que visitam a cidade.
Gustavo do Vale declarou que a Infraero está buscando uma aceleração nas obras, de modo a aumentar o conforto aos passageiros. “Temos plena consciência de que estamos atrasados tanto em relação ao terminal quanto a outros pontos da estrutura aeroportuária de São Luís e viemos dizer à governadora que vamos redobrar o empenho para que esse terminal esteja pronto até o fim do ano”, disse.
Participaram ainda da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; o secretário de Infraestrutura, Max Barros; o superintendente regional do Norte da Infraero, Paulo Roberto da Costa; o superintendente do aeroporto de São Luís, Hidelbrando Coelho, e o procurador jurídico da Regional Nordeste da Infraero, Francisco Alencar Júnior.
O aeroporto está interditado deste o dia 24 de março. Gustavo do Vale afirmou que será colocado em funcionamento com o espaço totalmente climatizado e que serão iniciadas as obras de ampliação com mais três pontes de embarque.
Propostas - O secretário Max Barros ressaltou ao presidente da Infraero que já foram abertas as propostas de licitação, com duas empresas habilitadas, e que assim que sair o resultado das firmas vencedoras os serviços deverão começar de imediato. “Nós lamentamos esse atraso. A governadora continua cobrando a Infraero para que no mais curto espaço de tempo o aeroporto de São Luís esteja totalmente recuperado”, observou.
As obras a serem iniciadas incluem a execução da recuperação estrutural do telhado e refrigeração de todo o aeroporto. Na reunião, também ficou definido que vai ser iniciada a ampliação do aeroporto em uma segunda etapa e, em uma terceira, a construção de uma estação de passageiros, uma vez que a capacidade do aeroporto já é insuficiente para atender o volume de pessoas que chegam a São Luís.

Mais


Após entrevista coletiva, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, acompanhado pelo superintendente da Regional Norte da Infraero, Paulo Roberto Costa; pelo procurador jurídico da Regional Nordeste, Francisco Alencar Júnior, e pelo superintendente da companhia no estado, Hildebrando Coelho, visitou as alas de embarque e desembarque, o terminal de passageiros interditado e os setores administrativos do aeroporto. Ele afirmou que são necessárias mais intervenções. “Temos que analisar as maiores reclamações dos passageiros e corrigir o mais rápido possível”, finalizou.

Nenhum comentário: