sexta-feira, 15 de julho de 2011

Marrom em 40 anos de sucesso


Marrom em 40 anos de sucesso


São quatro décadas de intensa atividade no samba e uma discografia invejável. A cantora Alcione, que está completando 40 anos de carreira, gravará DVD no dia 28, na quadra da escola de samba Mangueira, no Rio de Janeiro, para festejar esse momento em sua trajetória no cenário da música brasileira. O show terá participação especial de Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Leci Brandão, MV Bill e Orquestra do CCCartola.
A abertura do espetáculo será feita pela Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola. A orquestra é formada por adolescentes da região, sob a regência da pianista Maíra Freitas, que é filha de Martinho da Vila. "Basta de Clamares Inocência", de autoria de Cartola, foi a faixa escolhida para a ocasião. Para encerrar, Alcione receberá a Bateria da Estação Primeira.
O projeto chama-se “Duas Faces”, projeto que terá duas etapas e resultará em dois CDs/DVDs, os quais poderão ser vendidos separadamente. Os álbuns, uma parceria com a gravadora Biscoito Fino, que distribuirá os produtos, é o primeiro trabalho de Alcione pelo selo Marrom Music e cada produto terá um subtítulo: "Jam Session" e "Ao vivo, na Mangueira". A primeira parte foi gravada recentemente, na casa da artista, e contou com a participação de grandes nomes da música, como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Lenine, Djavan, Martinho da Vila e Áurea Martins.
Amigos – Os papos e duetos fluíram naturalmente e com a dosagem certa de emoção. O encontro foi entre amigos que se admiram mutuamente. Áurea, Emílio e Djavan, por exemplo, têm uma história sólida ao lado da Marrom. Eles cantaram com ela nas noites cariocas e paulistas por alguns anos. Na "jam", além dos duetos, solos da Marrom em músicas de sua predileção, gravadas ou não por ela anteriormente. Canções em português, em inglês, italiano e espanhol. Algumas faixas, como "Passional", de Fátima Guedes, e "Quem já esteve só", de Ivor Lancelotti/Paulo César Pinheiro, jamais foram registradas em sua voz.
No repertório de "Duas Faces", músicas que marcaram a trajetória da artista e outras que nunca foram consideradas radiofônicas, mas que são conhecidas do público. Dentre as regravações, “Meu Ébano", de Nenéo e Paulinho Rezende, que ganhará nova roupagem com a participação de MV Bill (em um rap hilário composto especialmente para o projeto). Outras como "Tem dendê /Figa de Guiné" (ambas de Reginaldo Bessa/Nei Lopes), "Entidade" e "Brasil de Oliveira da Silva do Samba" (as duas de Altay Veloso/Paulo César Feital), "Na mesma proporção" (Jorge Aragão/Nilton Barros), "Poder da criação" (João Nogueira/Paulo César Pinheiro), "Cajueiro velho" (João Carlos) e "Jamaica a São Luís" (Gerude / Ciba Carvalho) são alguns dos destaques.
Entre as canções inéditas, "Mulher-bombeiro" (Nei Lopes), "Beco sem saída" (Telma Tavares/Roque Ferreira), "Não me entrego a mais ninguém" (Jeferson Jr/ Umberto Tavares) e "Fascínio" (Paulinho Rezende / Toninho Geraes).

Nenhum comentário: