domingo, 24 de julho de 2011

Diversos ritmos animam Centro Histórico da capital



Diversidade é representada pela Festa do Divino Espírito Santo, tambor de crioula e bumba meu boi.
Imirante, com informações da TV Mirante
Este vídeo não é visível para quem utiliza o Internet Explorer. Escolha outro navegador

SÃO LUÍS - Ritmos, danças e cânticos maranhenses estão animando o Centro Histórico de São Luís. A diversidade cultural é representada por várias brincadeiras, como a Festa do Divino Espírito Santo, o tambor de crioula e, principalmente, o bumba meu boi.

Veja, ao lado, na reportagem de Werton Araújo e Francisco Batalha, com edição de Henrique Paz e Ronny Carlos.

Julho, férias, e uma noite para mostrar como um lugar consegue resumir uma parte da diversidade cultural do Maranhão. O Centro Histórico de São Luís já é uma atração com a arquitetura colonial. Mas, no Cenário Histórico, outra história é apresentada: a da cultura popular maranhense.

No passeio, foi possível observar a variedade de ritmos, danças e cânticos que formam o folclore do Estado. O mês de junho já passou, mas a vontade de brincar bumba meu boi continua, principalmente, se o motivo é especial.

Um "batalhão" tomou conta das ruas da Praia Grande para festejar o aniversário do Boi da Maioba, um dos mais antigos no sotaque de matraca. São 114 anos de história e uma paixão que não morre nunca.

Amor grande, dedicação maior ainda, tem brincante que até já desempenha várias funções no grupo. Mas como explicar tanta energia para continuar brincando o resto do ano? Muda o ritmo, mas não a importância cultural dele. De repente, dentro da feira da Praia Grande, a roda do tambor de crioula atrai a plateia.

O som dos tambores e o bailado das coreiras encantam quem segue o roteiro cultural cheio de diversidade. Um toque mais cadenciado, cânticos em ritmo de oração. As caixeiras do Divino Espírito Santo, também, se apresentaram para mostrar uma das mais tradicionais manifestações do catolicismo popular preservada no Estado.

Nenhum comentário: