A diversidade de manifestações culturais durante o período junino no Maranhão tem atraído turistas para o estado. Curiosos para conhecer as expressões artísticas como os sotaques dos grupos de bumba meu boi, o tambor de crioula, o cacuriá, entre outras manifestações, os turistas colocam o Maranhão entre as prioridades de viagens durante o mês de junho.
Além das festas juninas, entre os atrativos maranhenses estão incluídos um passeio pelos Lençóis Maranhenses, a receptividade dos maranhenses, boa hospedagem, estrutura e segurança.
O Estado foi às ruas para conversar com os visitantes e saber qual é a avaliação que eles fazem das festas juninas. Entre as sugestões deixadas pelos visitantes, mais divulgação dos eventos do calendário de São João para atrair ainda mais visitantes.
“É a primeira vez que eu vim ao Maranhão e estou encantado. A estrutura do hotel atendeu às expectativas, visitei o Arraial da Lagoa e eu fiquei muito impressionado com a estrutura. Nós pensávamos que as brincadeiras
eram algo mais improvisado e é diferente, tudo bem organizado”, disse Túlio Figueiroa, engenheiro de São Paulo.
O turista disse, ainda, que visitou os lençóis Maranhenses. “Os Lençóis Maranhenses é uma maravilha. Volto para São Paulo completamente encantado pelo Maranhão”.
“ Visitei batizados de bumba meu boi, tambor de crioula e cacuriá. A diversidade rítmica, principalmente dos bois de orquestra, me lembrou alguns ritmos que temos no Recife, como o coco, o frevo e o caboclinho”, ressaltou Lucas Ryman, estudante de Pernambuco
“Acompanhamos o cortejo do Boi de Leonardo e é muito bonito o envolvimento da comunidade com a herança cultural, também visitamos a sede do Boi de Apolônio para conhecer os projetos sociais que são desenvolvidos. O Cacuriá de Dona Teté é muito diferente. Por isso, ela é realmente uma referência cultural no Maranhão”, Ciane Suely das Neves, professora universitária de Pernambuco.
“Ainda não fui aos arraiais, mas estou muito ansiosa. Nós temos conhecimento de que a cultura popular é algo muito forte. Fora isso, fiquei encantada pela arquitetura de São Luís. O povo é muito caloroso”, disse Teresa Santos, economista de Portugal.
“Eu venho todos os anos. Visito os arraiais. O que mais me chama atenção são os grupos de bumba-boi”, comentou Cecília Assis, psicóloga de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário