Diego Torres
Da equipe de O EstadoA Secretaria de Estado da Saúde (SES) já iniciou as obras da segunda e última etapa de reforma do Pam Diamante. A previsão é de que até janeiro de 2012 a unidade de saúde, que será transformada em Centro de Diagnóstico de Média e Alta Complexidade, esteja finalizada e pronta para realizar exames.
Segundo informou o secretário adjunto de Saneamento e Obras da SES, Jorge Luís Mendes, os serviços de recuperação da unidade, devem durar no máximo oito meses . A primeira etapa da obra destinou-se a adequações e reforma da estrutura física, instalações hidráulicas, elétrica e sanitária em que foram empregados recursos da ordem de R$ 4,6 milhões.
Licitação - A empresa vencedora da segunda etapa da licitação, a Lastro Engenharia, vai receber pouco mais de R$ 6 milhões para reformar o centro que estará credenciado como referência em todo o estado. Nesta segunda etapa, estão compreendidos os serviços de acabamento, recuperação da fachada e adaptação de áreas para instalação dos novos equipamentos. Alguns já se encontram à disposição no almoxarifado central da SES.
Mendes destacou que a ampla reforma foi necessária em razão do desgaste do prédio, comprometido em alguns pontos. "A reforma geral do prédio foi decida após análise técnica e diante do desejo do secretário Ricardo Murad e da governadora Roseana Sarney em oferecer um centro de diagnóstico mais abrangente e referência para todo o estado. Entendemos que esta seria a melhor medida a ser adotada", explicou Jorge Mendes.
O Pam está sendo reformado por etapas, visando torná-lo um centro de referência na área de diagnóstico e imagem, o chamado AME (Ambulatório Médico Especializado), que permitirá fluidez e precisão entre o diagnóstico e tratamento.
A suspensão temporária da obra ocorreu por motivos de segurança e para não prejudicar a população, os serviços e servidores foram redistribuídos para outros centros de saúde como o Genésio Rêgo, Vinhais, hospitais Presidente Vargas, Geral, Infantil e Juvêncio Mattos, além da maternidade Benedito Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário