quarta-feira, 29 de junho de 2011

O encontro dos bois e a Procissão de São Pedro


Festa de São Pedro reúne multidão em SL

O tradicional encontro começou ainda na madrugada. Às 15h30, haverá procissão marítima.
Yane Botelho/O Estado
enviarenviar imprimir imprimir

SÃO LUÍS – O dia começou sob as bênçãos de São Pedro. Para celebrá-lo, aproximadamente 30 grupos de bumba meu boi se encontram hoje (29) no largo que leva o nome do santo, na Madre Deus. O tradicional encontro começou ainda na madrugada. A partir das 15h30, pescadores e fiéis seguem em procissão marítima saindo da rampa Campos Melo, na Praia Grande. Amanhã (30), será a vez da homenagem a São Marçal, com mais um encontro de bois, no João Paulo. O festejo que marca o encerramento da temporada junina e deve reunir um público festimado em 300 mil pessoas, segundo a organização, e mais de 30 grupos de bumba meu boi de matraca.

O encontro de grupos de bumba meu boi em homenagem a São Pedro deve reunir 150 mil pessoas. Aproximadamente 15 bois de sotaque de orquestra e da Baixada devem passar pelas escadarias da Igreja de São Pedro. Por volta das 6h, os bois de matraca chegam à festa. A procissão marítima, com participação de pelo menos 40 embarcações, deve durar duas horas. O cortejo parte do Cais da Praia Grande (Rampa Campos Melo), seguindo pelo porto do Genipapeiro, Ponta d’Areia, barragem do Bacanga, voltando para o local de origem.

Após a chegada das embarcações, tem início a procissão terrestre, que se encerra no Largo de São Pedro, onde 3 mil romeiros participarão de uma missa campal prevista para as 19h. A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, com o auxílio do padre Orlando, da Paróquia de São José e São Pantaleão, e padre Hélio, da Igreja de São Pedro.

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e Polícia Militar (PM) já definiram o esquema de segurança para o cortejo marítimo e as celebrações terrestres. Para garantir a segurança dos devotos, a CPMA destacou 40 oficiais e praças distribuídos em embarcações ao longo de todo o percurso, em São Luís, São José de Ribamar e Raposa. Já a PM empregou um efetivo de 50 homens. A intenção, de acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Teles, é garantir a tranquilidade do festejo. “Queremos evitar o acontecimento de pequenos delitos e brigas”, disse.

São Marçal

Marcando a despedida dos festejos juninos, os primeiros grupos de bumba meu boi começam a desfilar pela Avenida São Marçal, no João Paulo, ainda na madrugada de amanhã. Soldados do 24° Batalhão de Caçadores do Exército distribuirão cerca 15 mil porções de 300 ml de caldo de feijão e 15 mil embalagens de 500 ml com água gelada.

O Comando de Policiamento Metropolitano de São Luís destacará um contingente de 332 policiais à festa. Ao longo da avenida, serão montadas quatro barreiras policiais.

O patrulhamento será realizado por grupamentos com a missão de evitar roubos e furtos, coibir o uso de drogas e de manifestações que possam provocar tumultos e encaminhar crianças extraviadas aos responsáveis. Nas barreiras, o policiamento será direcionado para os acessos à avenida, prevenindo as ações de criminosos. As viaturas serão dispostas nos locais onde desembocam as vias de maior fluxo de veículos e de pessoas. O esquema especial de segurança será reforçado por viaturas, policiamento motorizado e cavalaria. “Vamos colocar patrulhas fixas e móveis ao longo da avenida”, explicou o coronel Jefferson Telles.

A SMTT interditará algumas avenidas de acesso ao bairro João Paulo por causa do festejo.
Serão três pontos de interdição: Avenida São Marçal, próximo à Feira do João Paulo; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Hospital Aldenora Bello; e Avenida Kennedy, próximo ao Colégio Gonçalves Dias, a partir de zero hora de amanhã.

No sentido bairro-centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua 5 de Janeiro, até o elevado Alcione Nazaré.

No trecho Centro-bairro, serão feitas duas interdições: a primeira na Avenida Kennedy, onde o trânsito será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e a outra, na Avenida Getúlio Vargas, sentido Centro-bairro, na altura do Hospital Aldenora Bello, desvio em direção à Av. dos Franceses.

Foto: Biaman Prado

Nenhum comentário: