quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boi de Morros apresentará hoje as indumentárias para o São João

Boi de Morros apresentará hoje as indumentárias para o São João

A equipe de produção do Boi de Morros organiza, hoje, às 21h, no Sesc Turismo, no Olho d’Água, um desfile folclórico inédito para a apresentação oficial das novas indumentárias do grupo. Participarão a orquestra, bailarinos, cantadores e convidados. O desfile será encerrado com apresentação especial dos integrantes do boi exibindo, pela última vez antes do São João, a coreografia e indumentária do ano passado.

Os integrantes do Boi de Morros desfilarão na passarela trajando as novas fantasias do grupo folclórico. O público que prestigiará a festa conferirá em primeira mão as fantasias do vaqueiro campeador, do toureiro, do vaqueiro de fita, amo, das índias e índios, da dupla ‘Pai Francisco e Mãe Catirina’, cazumbá e do caboclo de pena. O boi e o seu ‘miolo’ também desfilarão.

Os modelos mostrarão ainda os passos tradicionais de cada personagem do bumba meu boi. Segundo José Muniz Lobato, presidente e cantador do Boi de Morros, a ideia é realizar o desfile anualmente e nos próximos anos trazer ao Maranhão pessoas famosas para participar da festa, desfilando com uma das indumentárias.

“Dessa forma, contribuíremos para a divulgação do nosso São João e, acima de tudo, da nossa cultura, bem como mostraremos nossa preocupação com os detalhes da festa. Queremos que as pessoas vejam que contribuímos para que o nosso São João seja sempre um grande espetáculo”, disse Lobato.

Segundo o produtor cultural do Boi de Morros, Márcio Figueiredo, o público terá uma festa com emoção, música e desenvoltura dos modelos participantes, que serão os próprios brincantes do Boi de Morros. “O desfile com fundo musical será apresentado com a história de cada roupa, todas contextualizadas com a temática que será apresentada este ano nos terreiros”, frisou Márcio Figueiredo.


Batizado - Depois do desfile, o grupo entrará em contagem regressiva para estrear no São João deste ano. O batizado está confirmado para sábado, na cidade de Morros, quando todo o batalhão exibirá a nova indumentária completa, bem como as novas coreografias e toadas. O tema deste ano é “O essencial é invisível aos olhos, pois só se vê bem com o coração”.

Este ano, o Boi de Morros também inicia suas homenagens aos 400 anos de São Luís, segundo antecipou Lobato. A entrada para o evento de hoje será por meio da aquisição de uma camiseta personalizada, a qual a produção chama de “couro de boi”. O passaporte poderá ser adquirido na sede do grupo, no Cohatrac III.

A temporada junina do Boi de Morros é extensa e estão previstas 100 apresentações, incluindo alguns municípios maranhenses, como Grajaú, Coroatá e Santa Inês. O batalhão é composto por 160 integrantes e três ônibus fazem o translado dos bailarinos e músicos até os terreiros. Nas viagens para o interior do estado são fretados dois ônibus.

Nenhum comentário: