terça-feira, 3 de maio de 2011

Lançado edital para o segundo lote de obras da Via Expressa

Lançado edital para o segundo lote de obras da Via Expressa


Jock Dean

Da equipe de O Estado

Foi lançado ontem o edital de licitação para o segundo lote das obras da Via Expressa, avenida que ligará a Carlos Cunha à Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche. A previsão é de que as obras comecem em julho deste ano e fiquem prontas em um ano. A Via Expressa faz parte de um conjunto de obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para marcar os 400 anos de São Luís.

O resultado do processo licitatório sairá no dia 8 de junho, às 15h, conforme prevê o edital Nº 017/2011 da Comissão Setorial de Licitação (CSL) da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). A empresa contratada realizará serviços de implantação e pavimentação da Via Expressa e de ligação das Avenidas Carlos Cunha (Jaracati) e Jerônimo de Albuquerque e Maranhão Novo (Ipase), totalizando 1.880 m de implantação e 915 m de restauração das vias urbanas do entorno do trecho. O total de vias pavimentadas será de 2.795 m.

O edital de licitação do primeiro lote da nova avenida da capital foi lançado no dia 20 do mês passado. O secretário da Sinfra, Max Barros, explicou que a divisão da obra em lotes é para que a construção da Via Expressa ocorra em tempo ágil e fique pronta a tempo das comemorações dos 400 anos de São Luís. "Ao todo, serão três lotes de obras executados simultaneamente. Dessa forma, o serviço será concluído o mais rápido possível", disse.

A nova avenida começará no Renascença, passando pela Avenida Jornalista Ribamar Bogéa, Monções e Avenida III, Sousa Rangel, sobrepondo-se pela Avenida Darci Ribeiro, cruzando a Carlos Cunha e seguindo em seção plena até a Daniel de La Touche. Quando estiver pronta para o tráfego, a Via Expressa desafogará o trânsito nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e dos Franceses, contando com dois viadutos e alças que tornarão dispensáveis a criação de rotatórias e a implantação de sinais.

Segundo estudo da Sinfra, por dia 30.481 veículos trafegam na via no sentido bairro/Centro na Avenida Jerônimo de Albuquerque; desses, 15.392 passarão a trafegar na nova avenida. Outros 10.848 farão o sentido oposto, Centro/bairro. Atualmente, o número é de 27.120 veículos.


Uma das obras - A Via Expressa é uma das obras que serão executadas pelo Governo do Estado em comemoração aos 400 anos de São Luís. Além dessa, já está em andamento o Espigão da Ponta d´Areia. As obras foram iniciadas dia 15 do mês passado e cerca de 80 metros de pedras já foram colocados para conter a erosão na orla da capital. A previsão é de que a obra seja entregue em outubro.

Há ainda o projeto da Ponte do Quarto Centenário e da Via Metropolitana. A avenida vai beneficiar o tráfego em bairros como Cidade Operária, Cohatrac e Maiobão, além de ser uma nova opção para quem chega ao Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, funcionando como um anel.

A Ponte Quarto Centenário deverá ser construída sobre o Rio Anil e vai ligar o Anel Viário da cidade, que corta os bairros da Areinha, Madre Deus e o Centro Histórico, com a Avenida Ferreira Gullar e a Ponta d´Areia, com início na Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco, e término próximo ao Terminal de Integração da Praia Grande, com uma alça que dará acesso à área Itaqui-Bacanga.

Saiba mais

A obra de construção da Via Expressa está orçada em R$ 102.217.316,61 milhões. A via receberá a implantação de 7.370,96 m de malha pavimentada e terá um total de 9.795,96 m de extensão. A Via Expressa terá uma largura total de 32,75m. Cada via (mão e contramão) com 2x10,50m será construída com três faixas de fluxo contínuo. O canteiro central terá 1x4 m, a via de passeio, 2m, e a ciclovia, 2,70m de largura. Haverá, para o empreendimento, a restauração de vias urbanas de 2.425m.


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