terça-feira, 10 de maio de 2011

Agência Cyclone Space obtém licença para obras em sítio de lançamento de foguetes na base de Alcântara

 

Reprodução em computação gráfica do Complexo Terrestre Cyclone-4


Um aviso publicado hoje na imprensa local informa que a Agência Binancional Alcântara Cyclone Space (ACS), criada por meio de acordo firmado entre Brasil e Ucrânia, obteve licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a construção de um sítio de lançamento de foguetes no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Dois outros avisos informam que a ACS requereu ao próprio Ibama e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) renovação de outorga e prorrogação de licença de instalação para intervenções na base aeroespacial.
A licença de operação concedida pelo Ibama, de nº 1019/2011, refere-se à liberação de jazida (para extração de materiais de construção) e bota-fora (locais para deposição de resíduos provenientes das obras). Tal licença é necessária para a construção do Complexo Terrestre Cyclone-4, onde será instalado o sítio de lançamento de foguetes.
A ACS requereu à Sema a renovação de outorga de uso de água para consumo humano e suporte para as obras e entervenções relacionadas à implantação do Complexo Terrestre Cyclone-4. Em outro pedido de licença feito ao Ibama, a agência binacional requer a prorrugação de licença de instalação para canteiros e acessos necessários à construção da plataforma de lançamento.
Os documentos são assinados pelo diretor-geral interino da ACS no Brasil, Reinaldo Melo, e pelo diretor-geral da agência na Ucrânia, Oleksandr Serdyuk.
O Complexo Terrestre Cyclone-4, cuja construção foi autorizada pelo Ibama em setembro do ano passado, será instalado ao norte da área do CLA e inclui as estruturas dos complexos técnico e o de lançamento, do posto de comando e da área de armazenamento temporário de componentes de propelentes.

Nenhum comentário: