sábado, 2 de abril de 2011

Aeroporto: movimento em março supera 2010

 


Aeroporto: movimento em março supera 2010
 
Jock Dean
Da equipe de O Estado
 Apesar da interdição, há 10 dias, do acesso principal do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, o movimento de passageiros e aeronaves durante todo o mês de março deste ano foi superior ao registrado no mesmo período de 2010, segundo dados da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) divulgados ontem. No aeroporto, continuam sendo realizados os serviços emergenciais para garantir conforto aos passageiros. Mais três ônibus foram colocados em circulação na área interna para o transporte entre o terminal e as aeronaves. Outros três devem chegar nos próximos dias.
A Infraero interditou no início da noite do dia 23 de março o acesso principal ao terminal de passageiros do aeroporto da capital, para manutenção de sua estrutura física, que corria risco de desabamento. As lojas foram fechadas e o chek in das empresas de transporte aéreo transferido para o antigo terminal, onde funciona a administração do local.
No entanto, o movimento de passageiros registrado no mês passado foi 48,87% maior que o registrado em março do ano passado. Mesmo nesses 10 dias de interdição a média de passageiros que passaram pelo terminal do Hugo da Cunha Machado foi superior ao movimento diário em 2010. Entre os dias 23 de março e 1º deste mês, 35.776 passageiros fizeram embarque e desembarque em São Luís contra 24.032 nos mesmos dias de 2010.
O número de pousos e decolagens também foi superior. Somente nos dias em que já perdura a interdição, 576 aeronaves passaram pelo aeroporto de São Luís. Em 2010, no mesmo período, foram 488 aeronaves. O superintendente da Infraero em São Luís, Hildebrando Correia, não pôde conceder entrevista para comentar os dados divulgados e a estimativa de operações para o mês corrente. Entre os passageiros, a opinião é que abril de 2011 deverá apresentar baixa em comparação a 2010, em razão da divulgação, na mídia nacional, da situação de transtorno do Hugo da Cunha Machado, o que pode afetar a vinda de turistas este mês.
Queixas - O empresário mineiro Eduardo Lisboa, que passou cinco dias em São Luís a negócios, afirmou que só votará à capital quando a situação estiver resolvida. “Levei um choque quando desembarquei e vi o estado do local. Estava pensando em investir na cidade, mas percebo que ainda falta avançar muito em infra-estrutura, o que é uma pena, diante do potencial que percebemos aqui”, afirmou.
Para garantir mais conforto a quem embarca e desembarca no terminal de passageiros do aeroporto de São Luís, a Infraero continua tomando medidas emergenciais até que a reforma do teto do terminal interditado seja concluída, o que se estima que aconteça em cinco meses. Há três dias, três novos ônibus estão fazendo o transporte remoto dos passageiros entre o terminal e as aeronaves. Um deles veio de Belém e outros dois foram alugados. Nos próximos dias, outros três ônibus devem vir de Campinas para operarem no aeroporto da capital.
Todos os ônibus têm capacidade para transportar até 40 passageiros. Para Carmem Lúcia Barbosa, turista paulista, o serviço ameniza o estresse causado pela espera no saguão improvisado. “Li nos jornais locais que estão tomando medidas para melhorar a vida de quem passa por aqui. Não é o ideal, não vai acabar com as reclamações, mas pelo menos percebemos a preocupação com a prestação de um serviço de qualidade”, comentou.
Em 15 dias, devem ser entregues as instalações provisórias dos terminais de embarque e desembarque de passageiros. As novas instalações temporárias serão climatizadas, terão esteira para bagagem e terão reativados os serviços de caixas eletrônicos e lanchonete.

Números


Movimento de passageiros no aeroporto no primeiro trimestre de 2011
Janeiro
173.534 (52,04% maior que em 2010)
Fevereiro
116.025 (24,71% maior que em 2010)
Março
138.642 (48,87% maior que em 2010)
Total: 428.201 (alta de 42,50% em relação a 2010)


Nenhum comentário: