sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O colorido invade as ruas de São Luís

enviar  enviar imprimir imprimir  
ampliar

O colorido invade as ruas de São Luís
 
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado

Quem brinca o Carnaval pelas ruas de São Luís se encanta com os elementos decorativos que enfeitam os principais circuitos carnavalescos da cidade. Para a folia de Momo deste ano, a programação visual que dará vida aos espaços dedicados à festa trará como tema “Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar”. Totens e pórticos de vários tamanhos serão distribuídos pelos pontos dos circuitos oficiais promovidos pelo Governo do Estado do Maranhão e deverão surpreender os foliões.
Os trabalhos, que foram iniciados há mais de um mês, estão sendo executados pelas equipes do Mundo Cenográfico e da Arte Conceitual, sob coordenação do artista plástico Miguel Veiga, e tem mobilizado cerca de 100 pessoas que se dividem entre criação, confecção, marcenaria, pintura e logística das alegorias.
Segundo Veiga, tomando como base a temática do Carnaval deste ano, a decoração é compostas por figuras tradicionais do Reinado de Momo no Maranhão. “Estamos lançando mão das personagens mais conhecidas pelo povo, como fofão, ritmistas dos blocos tradicionais, componentes de tambor de crioula (coreiras e tocadores de tambor) e as mascaradas. Um dos personagens talvez as pessoas mais novas não conheçam. Trata-se de uma figura, geralmente eram mulheres, que andava ao lado do fofão com máscaras de meia preta e nariz vermelho, mas que hoje praticamente não se vê”, detalhou o artista plástico.
Intervenção - Além dessas figuras, também estão sendo confeccionados personagens da Comédia Dell’arte, como a colombina, o pierrô e o arlequim. “Para nós é uma grande satisfação ver tudo isso pronto. Esse grande quebra-cabeça nada mais é que uma intervenção urbana dentro da arte contemporânea. Vejo a decoração como uma forma de interferir no visual dentro do cotidiano da cidade. Isso propõe uma interatividade com a arte sem necessariamente ter de comprar uma peça artística”, assinala Miguel Veiga.
Para o artista, a apropriação dessa arte acontece de maneira conceitual por todo mundo, não somente pela classe dominante, mas também pela classe popular. “O Carnaval é efêmero e arte também é efêmera. Quando o povo vai para a rua, a arte contemporânea ganha outra dimensão e se apropria do conceito, entendendo o conhecimento da gente para as pessoas”, frisou Veiga.
Estrutura - Ao todo, 47 totens e 60 pórticos de vários tamanhos estão sendo produzidos pela equipe do artista plástico no galpão das empresas responsáveis. Entre o material utilizado, está ferro, madeira, máscaras de fibra de vidro e lantejoulas de todas as cores.
O trabalho de logística e fixação desses elementos estão sendo realizados durante a madrugada. “Os pórticos maiores, com estrutura de ferro, serão distribuídos na entrada do circuito da Deodoro, Cajazeiras, São Pantaleão, Praça da Saudade e Rampa da Madre Deus. Os outros comporão o cenário das ruas percorridas pelos brincantes, bem como o Ceprama”, disse o artista plástico.
Programação - E quem quiser conferir a beleza da decoração carnavalesca poderá apreciá-la durante as prévias do “Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar” que continuam movimentando São Luís hoje, amanhã, 19, e domingo, 20, no Centro Histórico, na Madre Deus, na Avenida Litorânea e em dois espaços Viva em bairros da cidade.
Hoje, o cortejo de grupos carnavalescos se concentra às 17h, na Praça Deodoro, de onde seguem pela Rua Grande e Beco da Pacotilha até a Praia Grande. Também às 17h, na Praça da Faustina (Praia Grande), a festa começa com os grupos de tambores de crioula da Paz, de Hildener, de Maria Simone, de Nilza, de Mirinzal, de Raimundo Mendes e de Ana Rosa. Já na Casa do Maranhão, Canto da Cultura e Praça Nauro Machado, as atrações se apresentam a partir das 18h.
Amanhã, tem folia nos Vivas. Os bairros João Paulo e Cidade Operária recebem as atrações carnavalescas, incluindo blocos tradicionais e organizados. Já o Circuito Praia Grande será sacudido por manifestações populares e shows de artistas maranhenses. As apresentações acontecem em palcos montados no Canto da Cultura e Praças Nauro Machado e da Casa do Maranhão.
No domingo, o Circuito da Litorânea volta a animar multidões com oito blocos da Ilha se apresentando em trios e mini-trios. O roteiro da festa destaca a banda Bandida e os blocos Boneco Guelo, Confraria, Jegue Folia, GDAM, Lapada, 100 Limite e Q-Bixa Elétrica. O Circuito São Pantaleão, com sete pontos oficiais (Ceprama, Portal do Ceprama, Ponto de Fuga, Ponto do Gavião, Beco das Minas, Praça da Saudade e Vila Gracinha), é outra opção para este dia.

Nenhum comentário: