sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Balé para profissionais

  enviar imprimir imprimir  
ampliar

Balé para profissionais
 
O Espaço Dança Myriam Marques está com inscrições abertas para os cursos de pas de deux e dança contemporânea. Os cursos são específicos e voltados para dançarinos já iniciados e que já tenham um bom conhecimento técnico. As aulas serão ministradas pelos professores de dança Myriam Marques e Adelson Tavares. Os cursos serão iniciados hoje, no Espaço Dança, (Renascença I), das 16h às 17h30 e das 17h30 às 18h30.
O pas de deux trata-se de um momento coreógrafo do balé clássico, no qual um casal de bailarinos dançam juntos harmonicamente. Por exigir conhecimento técnico e preparo físico para ser aprendido, o curso será voltado para bailarinas no seu quarto ano de “pontas”, ou seja, a bailarina precisa estar habituada e treinada em dançar com as sapatilhas específicas, o que normalmente acontece a partir de três anos após sua iniciação. As aulas estão sendo oferecidas para bailarinas de qualquer idade, desde que cumpram esse requisito. O curso será dividido em três módulos, cada um com quatro aulas, com duração de uma hora e meia cada.
Dificuldades - Segundo Myriam Marques, a construção do balé fica mais difícil porque durante as aulas regulares não há muitas lições destinadas especificamente à dança a dois e, muitas vezes, os bailarinos só têm essa experiência em apresentações ocasionais. Para se fazer o movimento com qualidade, precisa de sincronia e equilíbrio, de um esforço e de força de ambas as partes. “Em vez de ensinar somente uma coreografia, o curso vai ensinar as meninas a terem mais segurança quando dançar acompanhadas. Três bailarinos profissionais foram contratados exclusivamente para este curso”, informou a professora. “A turma para esse curso terá somente 12 vagas, para que possa haver um melhor desenvolvimento das potencialidades e habilidades de cada bailarina”, acrescentou Myriam Marques.
O curso de dança contemporânea é voltado para dançarinos de ambos os sexos que já tenham quatro anos em alguma dança acadêmica, como jazz, balé clássico ou sapateado. O objetivo é criar habilidades em outra técnica de dança, que tem formas e princípios estéticos diferentes, já que os movimentos na dança contemporânea são mais livres em suas formas. O apoio do bailarino é na coluna e abdômen, enquanto no balé clássico, o princípio estético é a verticalidade. O curso de dança contemporânea será dividido em quatro módulos, cada um com quatro aulas de uma hora de duração.
Segundo Myriam Marques, a produção de experiências é importante porque a dança clássica ainda tem muitos detalhes técnicos, mesmo com a ajuda da tecnologia na divulgação das técnicas de balé. “Não basta ver um DVD inteiro, ler um livro sobre pas de deux ou dança contemporânea, porque os bailarinos não vão aprender a fazer os movimentos. A vivência transmitida é extremamente importante, é incentivadora para as alunas”, assinala a professora.

Nenhum comentário: