segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UFMA forma primeira turma em Chapadinha

UFMA forma primeira turma em Chapadinha

enviar  enviar imprimir imprimir  

UFMA forma primeira turma em Chapadinha
 
Leandro Santos
Enviado especial

Chapadinha - Foi realizada na noite de sexta-feira (28), no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Chapadinha, a solenidade de colação de grau dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia.
Ao todo foram 26 formandos (12 de Ciências Biológicas, sete de Biologia e sete de Zootecnia), que colaram grau em uma cerimônia que teve a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; do pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho; do pró-reitor de Extensão, Antônio Amaral; da assessora de Interiorização, Cenidalva Teixeira; do diretor do CCAA de Chapadinha; Jocélio Araújo, e ainda um público de aproximadamente 250 pessoas.
Em São Luís, mais de 700 alunos colaram grau entre os dias 18, 19 e 20 deste mês. Em Imperatriz, a colação de grau aconteceu no dia 20 deste mês e contou com a participação de 60 formandos.
O evento de colação de grau da última sexta-feira representou um marco para a UFMA e principalmente para o Campus IV de Chapadinha, pois esta foi a primeira turma que se formou depois de 4 anos da criação do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, fato que foi bastante destacado pelo reitor Natalino Salgado. “A colação de grau aqui em Chapadinha é uma grande satisfação porque esta é a primeira turma que estamos formando e esses jovens têm uma profissão promissora e ainda com boas perspectivas de mercado aqui na região”, assinalou o reitor.
Interiorização - No Campus IV em Chapadinha é onde há a maior concentração de professores com doutorado e a previsão é de que este número aumente com a aprovação do Doutorado Interinstitucional (Dinter), no CCAA. “Chapadinha hoje se constitui como um grande pólo científico de pesquisa e de formação em Ciências Agrárias que engrandece muito o estado e a universidade”, ressalta Natalino Salgado.
Para a Assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Teixeira, o processo de interiorização da universidade representa uma vitória não apenas para a instituição, mas também para a cidade de Chapadinha, que agora passa a dispor de um importante local para a formação de profissionais de qualidade. “A UFMA, neste novo processo de interiorização, está exercendo o seu papel de universidade pública que também é o de levar educação de qualidade para o interior do estado”, disse.
Mais
Desde quando a UFMA aderiu ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a instituição está passando por um intenso processo de ampliação, não apenas do espaço físico, mas também na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Atualmente, a instituição conta com oito campi (São Luís, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo) que juntos oferecem 83 cursos de graduação e a previsão é de que este ano sejam criados mais seis novos cursos na área de Engenharia.

Nenhum comentário: