Jacqueline Gomes
Policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) do estudam a possibilidade de uma nova apresentação, neste próximo domingo, 16, na Avenida Litorânea, do helicóptero modelo EC145. A aeronave será utilizada em ações de policiamento aéreo na capital e no interior do estado.
O único exemplar do Brasil e da América Latina homologado para voos noturnos custou aos cofres do governo federal e estadual a quantia de R$ 14 milhões. A aeronave turbinada atinge a velocidade média de 230 a 260 Km/h (algo em torno dos 145 nós). Ela é equipada com acessórios como ganchos e guinchos que viabilizam resgate, sobretudo o marítimo, visto que alcança até 150 milhas náuticas. Além do farol de busca de três mil velas, uma potência capaz de iluminar um campo de futebol a 250 metros de altura, o helicóptero possui piloto automático e duas macas adaptadas para o socorro de doentes.
O coordenador do GTA, Laércio Gomes Costa, especifica em quais circunstâncias o EC145 será utilizado. “Trabalharemos no patrulhamento preventivo, combatendo o narcotráfico, principalmente no eixo São Luís, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz e nas demais localidades próximas às BR-135, 222 e 316. O helicóptero terá também um papel fundamental em eventuais perseguições a assaltantes de bancos”, declarou.Com capacidade para dez combatentes e dois tripulantes, a aeronave fabricada pelo consórcio Eurocopter foi entregue ao governo estadual em 10 de dezembro de 2010 e uma semana depois, apresentada aos diversos órgãos de patrulhamento aéreo, na solenidade do 4º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública, em Caldas Novas no Goiás.
Pilotos capacitados
Uma equipe formada por dois policiais civis, um capitão da Polícia Militar do Maranhão e um major do Corpo de Bombeiros do Maranhão foi capacitada para pilotar o EC145 em cursos na Alemanha, um dos 36 países que possuem o modelo. Regiane Márvia (a única mulher da equipe e do Brasil habilitada a pilotar o EC145) e os companheiros Delcimar Oliveira, Magno Silva e Alcir Mário compõem o grupo.Segundo o coordenador do GTA, Laércio Costa, o helicóptero de aproximadamente 2,5 toneladas ficará no hangar do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário