A construção do elevado - nomeado inicialmente de “Fé em Deus” - que interligará o Monte Castelo à Alemanha e terá 3,2 quilômetros de extensão, está em ritmo acelerado. A obra foi visitada ontem pelo secretário estadual de cidades e desenvolvimento urbano, Filuca Mendes, e analisada posteriormente pela governadora Roseana Sarney. Nos 640m já construídos foram gastos 87 milhões. O valor total da obra é de 114 milhões e esta deverá ser entregue no início de 2012.
As obras foram iniciadas desde abril de 2008, mas só foram intensificadas no mesmo período do ano passado. O elevado é financiado em 60% pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e em 40% pelo Governo do Estado do Maranhão.
Estão envolvidos cerca de 420 operários na construção. Os 640m erguidos até agora estão com estruturação semi-pronta, sendo que em todo o seu percurso já foi inserido muros de contenção das águas do Rio Anil. Segundo o engenheiro coordenador da obra, Fábio Dantas, está faltando no trecho a pavimentação, a laje do elevado, sinalização e iluminação.
Para a construção do elevado, moradores de casas e palafitas da área tiveram de ser remanejados. No total, já foram deslocados 512 famílias para apartamentos entregues pelo PAC Rio Anil e mais 200 que estão alocadas em aluguel social. “Estamos dando preferência a remanejar estas famílias para moradias do PAC, mas algumas preferem somente serem indenizadas”, explicou Filuca Mendes.
Moradores - A etapa de retirada de moradores está em estágio final. Faltam ainda 26 famílias serem remanejadas, sendo que quatro entraram em acordo com o Governo do Estado nos últimos dias. “A retirada das famílias não acontece de uma hora para outra. Se não houvesse demora, estaríamos ainda mais avançados na obra. Essa é a etapa mais demorada”, avalia o engenheiro Fábio Dantas.
De acordo com o secretário Filuca Mendes, o elevado, que irá contar com pistas de rolamento e ciclovias, teve o projeto alterado em maio deste ano. “Inicialmente a planilha de gastos, ainda do governo anterior, avaliava a obra em 116 milhões, mas percebemos a obra poderia ter o preço reduzido para 114 milhões”, informa.
Além da construção do elevado, o entorno também será alterado. Está sendo construído um canal de escoamento, um playground e uma igreja tombada pelo Patrimônio Histórico será restaurada. Está sendo construídos também mais 330 apartamentos, que deverão ser entregues em julho de 2011.
Em entrevista exclusiva a O Estado, a governadora Roseana Sarney avaliou o andamento da obra. “Está indo bem a obra. É um trabalho extenso, pois envolve o deslocamento de várias famílias e a retirada várias palafitas da área, mas estamos fazendo o possível para que continue nesse ritmo”, analisou.
Ela relatou ainda os benefícios que a obra irá trazer à São Luís. “Essa obra irá desafogar o trânsito. É indispensável para acompanhar o crescimento do estado. Irá dar mais condição de vida para todos nós”, relatou.
Números
3,2 km será a extensão do elevado
420 operários estão envolvidos na construção
Reveja a entrevista com o secretário estadual de cidades e desenvolvimento urbano, Filuca Mendes
Reveja a entrevista com o secretário estadual de cidades e desenvolvimento urbano, Filuca Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário