segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Uma ilha cercada de livros por todos os lados



Ancorada no grande legado literário da capital maranhense e fortalecida na produção literária contemporânea, a 4ª Feira do Livro de São Luís acontece na Praça Maria Aragão até o dia 21. Trata-se de um evento literário já consagrado, sobretudo do ponto de vista do fomento à leitura e do despertar do interesse por livros e autores.

O tema deste ano, “O Livro é guia e instrumento da sabedoria”, permite uma dimensão exata do que estará norteando as palestras e demais atividades que acontecerão durante a Feira.

Neste domingo (14), o evento recebe às 19h, no auditório José Louzeiro, o convidado de Manaus (AM), Jaime Lopes Pereira, que fala sobre o plano editorial utilizado pela Secretaria de Cultura de Manaus/ ManausCult. Já no auditório Maria Aragão, às 20hs, a professora Msc Márcia Cordeiro Costa ministra a palestra "A militância estudantil acadêmica dos anos 30 e 50 revelada por meio da imprensa".

A partir das 18h, no Café Literário, Alex Brasil e José Maria Nascimento fazem um bate-papo descontraído sobre “O exercício poético”, e, logo em seguida, o professor doutor Sofiane Labidi discute a versão tecnológica do livro, os e-books.

No feriado de segunda-feira (15), às 19h, quem coordena os debates, no auditório José Louzeiro, é a mestre em Políticas Públicas e Doutora em Sociologia, Mary Ferreira. Ela, que também é professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), abordará o tema “O livro como elemento socializador”.

No auditório Maria Aragão, os trabalhos iniciam às 18h com a palestra “Análise do discurso: uma abordagem linguística do hino "Louvação a São Luís", com Caroline Coelho de Oliveira. Na sequencia, Marineis Merçon versa sobre “A residualidade literária das cantigas trovadorescas na música popular brasileira: uma análise das músicas de Chico Buarque e Caetano Veloso.

No Café Literário, Geraldo Iensen e Igor Nascimento reúnem-se para tratar os “Aspectos da influência da literatura na dramaturgia”.

A Feira traz ainda a Casa de Juventude, Espaço Infantil, Teatro Reynaldo Faray e a Casa do Escritor com uma programação bastante diversificada para atender a todos os públicos e gostos.

O evento é uma promoção da Prefeitura de São Luís, realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func) e acontece até o dia 21 deste mês, na Praça Maria Aragão.

Este ano, o evento tem como patrono o jornalista, escritor e roteirista ludovicense, José Louzeiro.

Um comentário:

Débora Santalucia disse...

Evento que merece ser perstigiado! Não perco nenhuma edição da Feira do Livro!