A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) está próxima de atingir sua mais nova meta no que se refere a produtividade: movimentar até 10 mil toneladas de carga por dia, só de granel sólido, nos próximos seis meses. O primeiro e mais importante passo já foi dado na semana passada, quando a empresa chegou à marca de 6,3 mil toneladas em um único dia apenas de fertilizantes, um recorde na operação com esse tipo de produto.
O informativo da Emap não revela dados mais precisos do recorde atingido, como a quantidade total de carga movimentada neste mês, quais produtos da pauta portuária foram carregados e descarregados, nem mesmo quantos navios atracaram no período.
Segundo a Emap, os números traduzem um cenário extremamente favorável, já que há algum tempo não se passava de cinco mil toneladas por dia. “Estamos fazendo nosso dever de casa. Garantir a boa produtividade na área portuária é um componente de sucesso e fator de competitividade de toda empresa, e no Itaqui não poderia ser diferente”, declarou o presidente da Emap, Hermes Ferreira.
Para alcançar a excelência na produtividade, a empresa já está disseminando uma cultura de medição dos indicadores de desempenho comparando com as boas práticas utilizadas no setor de logística portuária em outros portos. As medições são acompanhadas de reuniões de trabalho com os agentes, operadores logísticos, importadores e o Órgão Gestor da Mão-de-obra (Ogmo). A idéia é promover a otimização dos recursos e o tempo das operações.
Todas as atividades ligadas à área operacional passam a ser mapeadas para garantir a montagem da malha e indicadores de desempenho. Os recursos utilizados nas operações, equipamentos e processos serão foco de análise direta. Com essa ação, será possível avaliar, por exemplo, se o tempo de espera dos caminhões na balança está dentro do ideal e se o desempenho dos operadores logísticos está sendo eficaz. Será possível também garantir o controle do fluxo de movimentação, promovendo assim a sinergia entre capacidade e demanda.
“Temos uma demanda crescente e precisamos adequar o nosso desempenho às necessidades das operações com foco em saúde e segurança do trabalhador e proteção ambiental”, informou o gerente de Gestão Operacional da empresa, Paulo César dos Santos.
Capacitação - Outro ponto que está sendo trabalhado em prol da melhoria da produtividade é a capacitação profissional dos trabalhadores portuários. A Emap está focada em desenvolver a capacidade dos gestores e trabalhadores em geral para garantir mais eficiência nas operações por meio de cursos de capacitação como leitura de calado, nomenclatura das embarcações, Código Fonético Internacional (CFI), termos náuticos, normas regulamentadoras do trabalho portuário e inglês técnico marítimo.
Números
5 Mil toneladas dia de cargas é a média diária de movimentação no Itaqui
6,3 Mil toneladas de cargas de fertilizantes foram registradas num único dia
10 Mil toneladas de granéis sólidos movimentados por dia é a meta a ser atingida nos próximos seis meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário