segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Obras na Biblioteca Pública Benedito Leite são vistoriadas


A Biblioteca Benedito Leite está em obras há cerca de um mês, e já começa a passar pelas primeiras intervenções mais significativas em sua estrutura. Com a proximidade do fim do trabalho de remoção do acervo literário ali guardado – a cargo da Secretaria de Estado da Cultura – a empresa responsável pela recuperação estrutural do prédio pôde, esta semana, acelerar os serviços.

Em visita ao canteiro de obras, nesta segunda-feira (25), o secretário adjunto de Obras Civis da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, mostrou-se satisfeito com o andamento dos serviços.

Ele foi informado pelo engenheiro responsável que a obra será concluída dentro do prazo contratual – que é de um ano – e garantiu que a Sinfra vai acompanhar de perto todo o serviço.

“A obra está num ritmo bom, mas essas visitas e vistorias serão constantes durante toda a obra, tanto por parte do engenheiro residente, quanto por parte da Sinfra, porque é uma obra importante, delicada e tem que ser feita com muito cuidado, como determinou a governadora Roseana Sarney”, afirmou Bandeira.

Além do prédio principal, onde fica arquivada a maior parte do acervo, a reforma prevê, ainda, melhorias estruturais no prédio anexo. O primeiro tem mais de 62 anos e necessita de cuidados redobrados; o segundo, apesar de mais recente, já tem cerca de 23 anos e nunca sofreu nenhuma intervenção de maior porte.

“São dois prédios antigos e estavam praticamente inutilizáveis, principalmente o prédio principal, que tinha, inclusive, risco de desabamento de algumas lajes. Caso não se fizesse essa intervenção o mais rapidamente possível, a Biblioteca poderia sofrer um dano ainda maior”, completou o secretário.
Na fase atual, mais de 50 homens trabalham em dois turnos na obra, que está orçada em R$ 4,3 milhões e prevê a recuperação de toda a estrutura do prédio.
Além disso, serão instalados dois elevadores e meios de acessibilidade para portadores de deficiências; todas as dependências serão restauradas e serão feitas novas instalações hidráulicas, elétricas e de informática.

Serviços
Enquanto durar a reforma, os serviços do órgão continuarão sendo oferecidos à população em setores da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Além disso, para garantir os serviços de maior procura na biblioteca, o Governo do Estado locou um imóvel na Rua do Egito, que dispõe de dois grandes salões e oito salas.

No local, funcionarão os setores de Literatura, Obras Maranhenses, Acervo Geral, Acervo Escolar e Acervo Infantil. Estarão também à disposição do público os jornais raros não microfilmados, o Escritório de Direitos Autorais, responsável pelo registro de obras, entre outras atividades.

A consulta aos jornais microfilmados poderá ser feita pelos usuários no Arquivo Público do Estado (Rua de Nazaré, 218). A estratégia temporária de atendimento ao público terá continuidade e será aprimorada, para que a população possa ter acesso aos serviços até que o prédio localizado na Praça Deodoro seja totalmente reformado dentro de padrões modernos de recepção e acolhimentos dos usuários.

Nenhum comentário: