Com essas unidades o Maranhão passa a ter 98 leitos de unidades intensivas e semi-intensivas.
SÃO LUÍS - Cumprindo determinação do Governo do Estado de ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI's), neonatais e pediátricas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta segunda-feira (18), no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, em São Luís, 13 UTI's neonatal que são destinadas ao recebimento de pacientes referenciados do interior.
Com a nova instalação, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, José Marcio Leite, presente na inauguração, a SES amplia o número de leitos entregues à rede pública de saúde no Maranhão para 98, divididas entre unidades intensivas e semi-intensivas.
Durante a entrega, o secretário apresentou mais nove leitos de UTI pediátricas, que estão prontas e serão entregues pela governadora Roseana Sarney, no próximo dia 20, data em que se comemora o Dia Internacional da Criança.
"A implantação destas unidades representa um esforço capitaneado pela governadora e desenvolvido com afinco pela secretaria para que recém-nascidos tenham toda estrutura necessária para que possamos reverter os quadros de baixo peso ou problemas respiratórios", disse o secretario.
Economia
Para José Marcio Leite, outro grande benefício é que as novas unidades reduzem as despesas com a locação de unidades de UTI em hospitais e clínicas da rede particular. A redução, segundo ele, representa uma média de RS 1.000.00 economizados por dia pelos cofres públicos a cada unidade locada. "Numa UTI particular custaria para o Estado cerca de R$ 2.000,00 por dia, enquanto que a nossas UTI'S vão representar um custo 50% menor por unidade intensiva", compara.
Para o diretor geral do Hospital Juvêncio Mattos, Cláudio Araújo, mais do que a redução do custo e do tempo na fila de espera de UTI neonatal, os novos leitos passam a ser um local de referencia para quem precisar destes serviços. Custarão mensalmente para o Estado cerca de R$ 300 mil/mês. "As salas das UTI'S contam com o que há de mais moderno em termo de equipamentos e com uma equipe técnica de 80 profissionais da área medica, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, terapeutas entre outros", informa Cláudio Araújo.
Com o funcionamento das unidades o mapa dos leitos neonatais fica distribuído da seguinte forma: em São Luís há 20 UTIs e 20 UCIs na Maternidade Marly Sarney, além de oito equipamentos para procedimento de mãe canguru; e na Maternidade Benedito Leite 10 leitos de UTI e mais cinco UCI'S, e cinco mães canguru. Em Imperatriz são 10 leitos de UTI's e 20 UCI's.
Salas de cirurgia
A inauguração das unidades estava sendo aguardada há cerca de uma semana. A SES já está aprimorando a formação do corpo técnico para integrar o quadro de "intensivistas" que atuarão nas novas instalações.
Ao lado da viúva do Fundador do Hospital Juvêncio Mattos, Helozine Moreira Lima de Mattos, o secretário enfatizou a satisfação do Governo do Estado em dar continuidade aos serviços do médico Odorico Amaral de Mattos, iniciaram na década de 40.
A previsão é que o hospital terá, ainda, sete novas salas de cirurgia, cuja previsão de inicio para atuação também está marcada para o próximo dia 20. As salas já foram equipadas e já contam com uma lista de mais ou menos 200 cirurgias agendadas para serem executadas, a maioria se tratando de anomalias congênitas como, por exemplo, cirurgias de hérnia.
Região Tocantina
Na Região Tocantina a atenção se volta para a cidade de Imperatriz, onde o Governo do Estado tem concentrado esforços. A SES vai implantar, no próximo mês, mais 27 novos leitos de UTI neonatal. "Os recursos e medidas que estamos destinando à Região Tocantina é a maior prova de que a nossa preocupação de realizar uma gestão voltada para todos aqueles que precisam do serviço público de saúde, independente de qualquer situação", afirmou José Marcio Leite.
As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário