terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comércio varejista do Maranhão supera média nacional e do NE


A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE, no último dia 14, constata que o comércio varejista do Maranhão continua em crescimento.
Todos os estados nordestinos têm apresentado taxas de crescimento acumulado. Para a Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA), esse resultado demonstra a capacidade de resposta do setor empresarial do comércio da região à excelente situação econômica que é responsável pela expansão do emprego e geração de renda.

O Nordeste tem sido a região do País mais beneficiada pelos programas sociais e de investimentos do Governo Federal. Isso é comprovado pelo nível de crescimento econômico que supera a média nacional.
Em relação ao ano de 2010, a expansão do comércio varejista no Maranhão já acumula 16,1% de crescimento no volume de vendas até o mês de agosto. Com isso, o Estado fica atrás apenas da Paraíba, com 18%. O resultado para o Maranhão também é superior às médias do Nordeste (12,6%) e do Brasil (11,3%).

Quanto ao resultado do crescimento das vendas de agosto de 2009 a agosto de 2010, o resultado também é fortemente favorável para o Maranhão.
Os resultados acima não levam em conta o volume de vendas do comércio varejista somado com o comércio de automóveis, motocicletas, autopeças e material de construção civil – conceito de comércio ampliado.

O crescimento do volume de vendas no comércio ampliado no Maranhão alcançou resultados surpreendentes. Este resultado coloca o Maranhão, como representante do Nordeste. Já a média do Nordeste é de 138% e a taxa de crescimento para o Brasil 69%.

Os resultados constatam que o comércio maranhense se inseriu definitivamente na onda de crescimento econômico com geração de emprego, renda e estabilidade macroeconômica que marcaram esses últimos anos no Brasil, especialmente, o Nordeste.

Nenhum comentário: