terça-feira, 21 de setembro de 2010

Presidente Lula inaugura hoje trecho da Norte-Sul


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Tocantins hoje, às 14h, no Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional para inaugurar mais um trecho concluído da Ferrovia Norte-Sul (FNS). Lula, acompanhado do diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves, inaugura desta vez o trecho de 256 quilômetros, que liga o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, localizado a 20 quilômetros de Palmas. Foram investidos recursos na ordem de R$ 821 milhões na construção do trecho.

Segundo informações da Valec, empresa pública do Ministério dos Transportes, antes da solenidade de inauguração do novo trecho da Norte-Sul, o presidente sobrevoará de helicóptero um trecho da obra e depois percorrerá 8 km da estrada em uma locomotiva, até chegar ao local da solenidade.

Idealização - Idealizada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), ainda na década de 80, a Ferrovia Norte-Sul era considerada antes um sonho, uma obra faraônica e hoje é uma realidade. A FNS atualmente tem data para conclusões dos trechos norte e sul, cujo último segmento, entre as cidades de Anápolis (GO) e Estrela d’Oeste (SP), foi incluído no projeto original há menos de três anos.

A Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste às Sul e Sudeste, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.

O governador de Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB), que acompanhará o presidente apenas durante as visitas, destaca que, além de promover a integração de transporte, a Norte-Sul criará muitos benefícios sociais. “A construção da ferrovia gera divisas para o estado, abrindo novas vagas de trabalho e fortalecendo o comércio por onde passa. Isso tudo significa mais melhorias para vida do nosso povo”, enfatizou.

O presidente visitará ainda um trecho em obras da Norte-Sul localizado nas imediações da divisa entre os estados de Goiás e do Tocantins, no município de Talismã, onde Lula também fará uma visita à fábrica de dormentes da TIISA e percorrerá, de trem, um trecho de 17 km, até chegar à divisa, onde terá um encontro com lideranças e autoridades dos dois estados.

Trechos - O trecho entre Colinas e Palmas, iniciado em março de 2007, vai do córrego Riacho Fundo, a 10 km ao sul do Pátio de Colinas, ao Pátio de Palmas/Porto Nacional. Foram investidos recursos na ordem de R$ 821 milhões. Para o trecho que vai de Aguiarnópolis, divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins, até Palmas, num total de 504 km construídos no governo do presidente Lula, os investimentos foram na ordem de R$ 1,63 bilhão.

O trecho de 139 km que vai do Ribeirão Tabocão até o pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional, foi concluído no fim de agosto, devendo agora passar pelos ajustes necessários para o início da operação comercial.
A Vale detém a subconcessão para explorar todo o trecho já concluído da ferrovia, de 719 km, que vai de Açailândia (MA) a Palmas (TO). Até o fim do ano, a Valec pretende entregar ao país, totalmente concluído, todo o percurso do projeto original da Norte-Sul, num total de 1.574 km, entre Açailândia – MA e Anápolis – GO, com a finalização das obras no trecho de 855 km da Norte-Sul, que ainda está em obras, entre Palmas e Anápolis.

Além do presidente Lula e do governador Carlos Henrique Gaguim, participarão da solenidade o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), ministros, senadores e deputados dos estados beneficiados com o projeto, além de prefeitos das cidades da região.

Mais

Norte-Sul/Trechos concluídos:

- De 1987, quando se iniciaram as obras de construção da Ferrovia Norte-Sul, a 1989, no governo do presidente José Sarney, foram construídos 95 km de estrada, ligando as cidades de Açailândia e Imperatriz, no Maranhão.
- De 1995 a 2002, no governo Fernando Henrique, foram construídos 120 km, ligando Imperatriz a Aguiarnópolis (TO).

- No governo do presidente Lula, a Ferrovia Norte-Sul passou a ter grandes avanços e um ritmo bem mais acelerado em suas obras. Ao todo, já foram construídos 504 km, de Aguiarnópolis a Palmas, no Tocantins, e outros 855 km, entre Palmas e Anápolis, em Goiás, estão em obras, com conclusão prevista para o final de 2010. No trecho já concluído, os pátios multimodais começam a ser ocupados por grandes empresas, interessadas nas facilidades e economia do transporte ferroviário.

Trechos em obras:

- Entre Guaraí e Palmas, cujo trecho é de 139 km, as obras foram finalizadas em agosto.

- Do Pátio Multimodal de Palmas, onde mais de uma dezena de grandes empresas estão se preparando para implementar suas estruturas de armazenagem e carga e descarga de produtos como etanol, fertilizantes, minérios e grãos, até o Córrego Jaboti, a 100 km ao sul do pátio, as obras já estão também bastante adiantadas, com conclusão prevista para outubro.

- Do Córrego Jaboti ao Córrego do Chicote, a 65 km ao sul do Pátio de Gurupi, são mais 211 km de estrada em andamento, com conclusão prevista para dezembro de 2010.

- Do Córrego Chicote ao Rio Canabrava, já em Goiás, são mais 65,8 km em construção, com previsão de entrega para outubro de 2010.

- Do Rio Canabrava à GO-244, em Porangatu, Goiás, são 51,5 km, com o trecho já contando com mais de 80% das obras realizadas, com término previsto para setembro de 2010.

- Da GO-244 à GO-239, em Mara Rosa, o trecho de 75,8 km foi iniciado em dezembro de 2009 e será concluído em outubro.
- De Mara Rosa ao Pátio de Uruaçu, as obras foram iniciadas em junho de 2009 e serão finalizadas em outubro de 2010, em um trecho de 71 km.

- Do Pátio de Uruaçu ao Pátio de Santa Isabel, o trecho de 105 km já conta com cerca de quase 50% das obras realizadas, com previsão de conclusão para outubro.

- De Santa Isabel até o Pátio de Jaraguá são mais 71 km, cujo trecho já conta com 55,5% das obras realizadas, devendo estar concluído também em outubro.

- Do Pátio de Jaraguá a Ouro Verde, são mais 53 km, cujas obras foram iniciadas em dezembro de 2009 e serão concluídas em outubro.

- De Ouro Verde a Anápolis, o trecho de 39 km já está com as obras bem adiantadas, restando apenas o assentamento dos trilhos, o que deverá ser concluído este mês.

- No trecho de Anápolis até o Porto Seco, onde a Norte-Sul se conectará com a Ferrovia Centro-Atlântica, os 12 km da ferrovia já estão com quase 100% das obras realizadas, devendo ficar prontos este mês.

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