quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Censo 2010 já alcançou 80% dos ludovicenses


Setecentas e noventa e quatro mil, duzentas e quarenta e sete pessoas já foram recenseadas em São Luís pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que organiza e executa o Censo 2010. O balanço parcial, que aponta 80% da população ludovicense já recenseada, está acima da média nacional e superou as expectativas do órgão. Até o momento, 213.028 domicílios ocupados foram recenseados na capital.

De 1° de agosto até ontem, o IBGE havia recenseado 5.278.982 pessoas, o que corresponde a 83%. Ao todo, 1.323.235 domicílios já foram recenseados pelo órgão no estado, o que equivale a 69% do total.
Para o tecnologista de informações geográficas e estatísticas do IBGE, José Reinaldo Barros Ribeiro Júnior, a coleta dos dados ocorreu dentro da normalidade e superou as expectativas do órgão. “O trabalho realizado na capital tem nos deixado acima da média nacional, que é de 76%”, resumiu.

As estimativas de população verificadas no Censo 2010 se baseiam em levantamento realizado em 2009. Pelos dados do órgão, a capital tem uma população estimada em 997.098 habitantes, em 302.151 domicílios existentes.

Já o estado tem uma população estimada, pelo último levantamento, em 6.367.138 habitantes, com 1.969.434 domicílios estimados.

Dificuldades - De acordo com José Reinaldo, a maior dificuldade dos recenseadores durante os trabalhos diz respeito à ausência de residentes nos domicílios visitados. O número parcial de casas fechadas somente será divulgado na próxima segunda-feira, quando o órgão promoverá uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Censo 2010 até o momento apurados. “Um dado comprovado nacionalmente, que também é realidade no Maranhão, mostra que menos pessoas moram juntas em uma mesma residência, o que dificulta o trabalho do recenseador, pois são muitos os domicílios sem ninguém em casa”, disse.

Ele afirmou que os recenseadores também enfrentam dificuldade para transmitir os dados coletados à central, situada no Rio de Janeiro. “Isso ocorre em alguns municípios, onde os postos de coleta encontram problemas com a internet. Quando isso acontece, os dados são levados a um posto de coleta em outro município, de onde são enviadas as informações. Até o momento, conseguimos atingir e ultrapassar a meta”, destacou.

Agosto – Em agosto, O IBGE havia divulgado um balanço parcial do Censo 2010. Na ocasião, o órgão atestou que a Região Tocantina (sudoeste do estado) era onde a transmissão de dados estava mais ágil. Na região, cidades mostravam percentual de população recenseada de até 78% (São Pedro da Água Branca, por exemplo). Em outras, a transmissão de dados estava na casa de 14%, como o caso de Nina Rodrigues, localizada no Vale do Itapecuru.

São Luís tinha 140.684 domicílios recenseados, ou seja, 47% dos 302.151 domicílios estimados. Já Imperatriz aparecia com 67% da população recenseada, ou seja, 158.890 habitantes. Nessa cidade, os recenseadores passavam de 60% dos domicílios.

Mais

Por meio do site www.censo2010.ibge.gov.br, é possível acompanhar a coleta de dados do IBGE em todos os municípios brasileiros. A atualização do número de habitantes e domicílios já recenseados por município é feita semanalmente.

Nenhum comentário: