sábado, 21 de agosto de 2010

Corpo de Bombeiros faz simulação de incêndio e usa nova escada Magirus


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) realizou, na manhã de ontem, uma simulação de incêndio no prédio do Monumental Shopping, bairro Renascença, com a utilização da Auto-Escada Mecânica, também conhecida como escada Magirus.

O objetivo da simulação era colocar em situação real de perigo o Corpo de Bombeiro juntamente com a escada Magirus, que há três meses foi adquirida pelo CBM-MA e custou R$ 2,5 milhões. Ela foi encomendada direto dos EUA. "A escada Magirus é de fundamental importância para o salvamento em caso de incêndio, pois a cidade cresce verticalmente e devemos garantir a segurança de todos", explicou o comandante operacional da CBM-MA Jone Rodrigues.
A simulação contou com 20 membros do Corpo de Bombeiros e viaturas de combate a incêndio e salvamento. Na ocasião, foram usados dois bombeiros simulando situação de perigo no alto do prédio do Monumental Shopping.

"Com a escada, temos condições de prestar socorro em qualquer prédio da cidade", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva. "O trabalho de hoje (ontem) é uma forma de garantir à sociedade segurança e botar em prática meses de treinamento. Um dos momentos de maior complicação de um serviço de socorro e resgate desta gravidade é o deslocamento da Auto-Escada Mecânica, que é muito pesada e, com o grande fluxo de veículos no trânsito da cidade, só piora", disse.

Curiosos - A simulação foi acompanha por curiosos e lojistas do shopping. O gerente Carlos Sena revelou que ainda não havia percebido o real perigo de incêndio em prédios altos da cidade. "Transitamos todos os dias pelos prédios da cidade e não se tem a noção exata do perigo que corremos se algo ruim acontecer. É bom saber que os bombeiros já podem garantir a nossa segurança", concluiu.

Surpresa com a mobilização do corpo de bombeiros, a servidora pública Kátia Cintra se mostrou aliviada ao perceber que era só uma simulação. "Ouvi pessoas dizendo que havia chegado bombeiro no shopping; fiquei assustada, mas percebi que era só um treinamento, aí fiquei até satisfeita", contou.

Número

36 m é o comprimentro da Auto-Escada Mecânica (Magirus), encomendada por R$ 2,5 milhões dos EUA.

Nenhum comentário: